População quilombola é vacinada no Rio Grande do Norte

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Rio Grande do Norte recebeu mais um carregamento de 66,1 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 para reforçar o plano de imunização. Ao todo, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 536.640 doses recebidas, das quais 15.670 doses foram destinadas a imunização das populações quilombolas, que desde o dia 25 de março começaram a ser vacinadas.

A vacinação dos quilombolas entrou no plano de imunização como prioridade depois de uma decisão do Ministério da Saúde. Foto: Agora RN

População quilombola como prioridade

As comunidades são formadas por descendentes de escravizados fugitivos, os quilombolas formam um dos grupos mais vulneráveis do país. A população dessas localizações tem dificuldade de acesso à água, saneamento básico e serviços de saúde. A vacinação dos quilombolas entrou no plano de imunização como prioridade depois de uma decisão do Ministério da Saúde, ainda no mês de dezembro, mas como não houve orientação por parte do governo Federal, ficou a cargo dos Estados e Municípios o planejamento da fase em que seriam vacinados. O plano de vacinação Estadual, segundo a Secretaria de Saúde – SESAP, contemplará as 34 comunidades quilombolas reconhecidas no Estado.

Leia mais em Corona vírus mata um quilombola por dia

Um dos quilombos mais antigos do Brasil 

O distrito de Sibaúma, no município de Tibau do Sul, convocou a população quilombola adulta para a imunização neste sábado, e vacinou 350 pessoas, tendo disponibilizado 400 doses. As doses restantes serão destinadas às pessoas  que não puderam comparecer. Sibaúma tem um dos quilombos mais antigos do país, com mais de 400 anos que teve início quando um navio negreiro naufragou e parte da tripulação conseguiu sobreviver e chegar à costa potiguar. Essa história foi publicada em uma revista em 1969 e vem sendo contada ao longo das gerações. A pesca artesanal, a capoeira e o coco de zambê são destaques dessa região quilombola, que atualmente conta com 900 pessoas.

Dados oficiais

No Estado, conforme o RN mais vacina, foram vacinadas 1.146 pessoas de comunidades quilombolas. Ao todo foram aplicadas 318.839 doses da vacina.

APOIO-SITE-PICPAY

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.