“Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”; União da Ilha lança enredo para 2024

LOGO-OFICIAL-2024.jpg

A Escola de Samba União da Ilha do Governador divulgou o seu enredo para o carnaval de 2024. Inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em demais contos infantis do universo da Literatura Negra brasileira, a agremiação lança o enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”, desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.

Entrando com afinco na luta antirracista e contra a intolerância religiosa, a União da Ilha faz um convite para brincar de ser feliz através de uma viagem fantástica pelo olhar puro da infância com o enredo para o carnaval de 2024.

Histórias infantis serão tema do enredo da União da Ilha em 2024 – Foto: Divulgação

O enredo é costurado por Doum e Amora que, juntos, em meio a doces e brincadeiras, percebem que a humanidade perdeu a inocência e o dom de enxergar a vida em tons mais coloridos. Resolvem ensinar inúmeras lições aos que se consideram sábios, dentre elas a tolerância e o amor ao próximo. Baseados em uma educação antirracista, apontam para uma realidade multicolorida em que o arco-íris não tem somente as sete cores que costumamos ver.

A atmosfera com aromas únicos que caracterizam a infância convida todas e todos a reaprender o bem querer e muito sobre a luta contra o racismo estruturado na nossa sociedade, que ainda acomete o crescer das crianças, que têm a força de transformar a partir do meio em que estão inseridas.

Lembrando que a felicidade precisa ser regada e cuidada tal qual um pé de amora que balança com a ventania numa tarde ensolarada num desses quintais do Brasil. Doum e Amora são alegorias para todos os meninos e meninas negras desse país.

Para o Diretor de Carnaval, Dudu Falcão, a escolha é de suma importante para a luta antirracista e contra a intolerância religiosa em tempos atuais.

Leia também: Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

“Entendo que as escolas de samba têm um papel fundamental na educação dos seus e abordar um tema antirracista é usar essa ação para somar forças na luta de todos dentro e fora do carnaval, tal como Emicida já faz tão bem. Esperamos que todas as crianças pretas se enxerguem em nossa Amora e possam falar com orgulho sobre nossos Miltons, Pérolas Negras e Lucindas de nossa história”, contou Dudu Falcão.

A União da Ilha será a quarta escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro de 2024 pela Série Ouro na Marquês de Sapucaí.

Deixe uma resposta

scroll to top