Última seção do Cineclube Mocambo traz filmes sobre identidade negra no cinema

APOIE O NOTÍCIA PRETA

“Ampliar as Vivências” é o tema da última sessão do ano do Cineclube Mocambo, que está em cartaz até o próximo domingo (19), no canal do YouTube do projeto. Está é a quinta seção e amarra todas as discussões iniciadas nos quatro primeiros encontros. Ela vai contar com a pré-estreia do curta “SiM”, inédito e dirigido por Juhlia Santos.

Poster do curta “Sim”, de Juhlia Santos – Foto: Divulgação

A sessão conta com quatro filmes, sendo dois brasileiros, um sul-africano e um jamaicano: as obras “SiM”, “Mada / Mãe”, “O Túmulo da Terra” e Heaven Reaches down to Earth / O Paraíso desce à Terra”.  Os filmes buscam responder perguntas como: “o que é negro?”, “o que pode ser a negritude?” e “quais as nossas referências, o que nos talha, o que nos impulsiona?”.

Além da pré estreia de “SiM”, a sessão também conta com o filme “Mada / Mãe”, de Joseph Douglas-Elmhirst, cineasta e artista inglês/jamaicano. Ao trazer para a tela o cotidiano de uma Jamaica rural, pincelando os impactos da religiosidade na ilha, Mada evidencia como possibilidades de vivência podem ser restringidas desde cedo. 

Leia também: Escritor mineiro lança livro sobre o teatro negro no Brasil

“O Túmulo da Terra”, curta de Yhuri Cruz, também faz parte dessa sessão. O filme é uma fábula expressionista preta e traz a narrativa de um homem sem rosto perseguido e atormentado pela sua própria subjetividade encarnada em seus pares. Fechando a programação deste mês, temos a obra “Heaven Reaches down to Earth / O Paraíso desce à Terra”, do cineasta sul-africano Tebogo Malebogo, que aborda a ideia do reconhecimento a partir de uma entrega ao outro. 

Toda a programação do Cineclube Mocambo é online e gratuita. Você pode assistir os filmes pelo site do projeto e conferir demais informações da iniciativa pelo Instagram, Twitter e Facebook

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.