Aconteceu em São Paulo, na última segunda-feira (21), a premiação Troféu Raça Negra. Em comemoração aos 20 anos da entrega anual do troféu, o evento deste ano premiou apenas mulheres que desempenham papéis fundamentais à comunidade negra.
O Troféu Raça Negra é um prêmio criado no ano de 2000 em comemoração aos 500 anos de Brasil, a partir de 2004 a cerimônia passou a ser realizada todos os anos. No ano de 2020 a celebração aconteceu virtualmente em decorrência da pandemia do coronavírus.
Todos os anos uma personalidade é a grande homenageada da comemoração, como foi o caso do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo em 2021 e do cantor Luiz Melodia em 2020. Já esse ano a força feminina e o próprio troféu foram homenageados.
Com apresentação do jornalista Manoel Soares e da atriz Maria Gal, Manoel relembrou os primeiros anos do prêmio. “ No início essa premiação aconteceu em lugares que não podíamos entrar. Hoje chegamos aqui!”, declarou ao destacar a importância de celebrar o troféu.
Graça Machel Mandela, viúva de Nelson Mandela e ex-primeira dama de Moçambique e África do Sul, foi a primeira a receber o troféu. “ Quero, com humildade, dedicar esse prêmio a todas nós mulheres do nosso tempo”, disse ao receber a estatueta.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, figura importante da comunidade negra, esteve presente com suas filhas e ajudaram na entrega das estatuetas às premiadas.
Outros nomes como Mc Soffia, Simone Tebet, Marina Silva e Dilma Rousseff foram premiadas e discursaram na noite. A escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a receber o Prêmio Camões, foi aplaudida durante seu discurso quando foi premiada, ao declarar: “Deus é negra e é mulher!”.
O Troféu Raça Negra foi criado e organizado pela Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) e pela Universidade Zumbi dos Palmares. Esse ano contou com o apoio do Governo de São Paulo e da TV Cultura, além disso foi patrocinado por empresas como Bradesco e Avon.
Os patrocinadores do evento são empresas que já assumiram o compromisso de diversificar suas equipes e impulsionar o protagonismo negro, como é o caso da Avon que em 2021 lançou o Projeto DIVA (Diversidade + Avon), visando iniciativas focadas em equidade étnico-racial.
“Ao sermos parceiros de eventos como o Troféu Raça Negra […]. Buscamos inspirar o mercado, a sociedade e nossos colaboradores mostrando que a luta antirracista tem que ser de todos e reforçando que a equidade étnico-racial é possível e é muito potente”, declarou Daniel Silveira, presidente da Avon no Brasil.
Apresentações
Além de premiadas, as mulheres também foram protagonistas nas apresentações. Paula Lima foi a primeira a cantar ao lado do Coral Zumbi dos Palmares. A cantora e deputada federal Leci Brandão, também se apresentou, além de ser uma das homenageadas da noite.
Os grupos ZEZIZULU Dance Group e CIA da Quebrada fizeram apresentações de dança. Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues, um dos nomes que já foi homenageado na premiação, também cantou. A Orquestra Mundana Refugi, formada por brasileiros, imigrantes e refugiados, foi mais um dos grupos no palco.
Confira todas as premiadas
Aline Borges – Atriz
Aline Torres – Secretária Municipal de Cultura SP
Benedita da Silva – Política Brasileira
Dilma Rousseff – Ex-Presidente da República Federativa do Brasil
Duda Ribeiro – Cantora
Eunice Prudente – Secretária Municipal de Justiça de São Paulo
Fofão – Ex-jogadora de voleibol
Glaucimar Peticov – Diretora Executiva do Bradesco
Graça Machel Mandela – Política e Ativista dos Direitos Humanos
Inês Maria Coimbra – Procuradora Geral do Estado
Lu Alckmin – Normalista
Luiza Helena Trajano – Empresária que comanda a rede Magazine Luiza
Maria Alice Setúbal – Presidente do Conselho da Fundação Tide Setúbal
Marina Silva – Política brasileira
Marta Suplicy – Secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo
Mc Soffia – Rapper, cantora e compositora brasileira
Neilda Fabiano – Promoter
Patricia Vilela – Presidente da ONG Humanitas
Paulina Chiziane – Escritora Moçambicana e Vencedora do Prêmio Camões 2021
Simone Tebet – Política brasileira
Sônia Silva – Aluna da 1° turma de Administração da FAZP