“Festival Multilinguagem” encerra programação da Semana de Arte Favelada (SAF)

Semana-de-Arte-Favelada_-50.jpg

As últimas atividades da primeira edição da Semana de Arte Favelada acontecem neste final de semana. Em ritmo de despedida, mas para fechar com chave de ouro, com muita arte, literatura, dança, música e teatro.

O “Festival Multilinguagem” chega ao Complexo de Favelas da Maré trazendo além de artistas locais, artistas de outras favelas para compor a programação que inicia neste sábado (26), a partir de 14h, no Centro de Artes da Maré. No Domingo (27), a programação continua a partir do mesmo horário. Portanto, esta é a última oportunidade de conferir esse projeto todo idealizado por gente da periferia.

Foto: Patrick Marinho

A programação do sábado inicia com o Sarau Literário, que reúne diversos autores favelados para o lançamento de um e-book. Além disso, entre as atrações estão o “Baile do Levante – House of Mamba Negra” e “Experiência Preta QueenB Rull: Essência de Cria”. Já no domingo os artistas que foram selecionados por meio de edital irão compor a programação, conta com “Um por todos”, “Se meu corpo falasse”, “Identidade”, “Entre Solos”, “Agbara Presente”, “Agbara”, “Oraniã – Criação do Ayê”, “Vou brotar” e encerra com “O futuro vem da periferia”.

O projeto começou no dia 2 de Novembro, ocupando o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Depois, migrou para o Complexo de Favelas da Maré, em espaços como o Galpão Bela Maré e Centro de Artes da Maré. Esta edição contou com o apoio dos editais ‘Retomada Cultural RJ 2’ e ‘Municipal em Cena’, ambos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ).

A Semana de Arte Favelada tem mostrado a potência das favelas do Brasil, sendo uma grande oportunidade para artistas promissores e talentosos conquistarem visibilidade e reconhecimento por meio da arte que produzem. Dessa forma, a SAF apresenta novas formas de representação, fortalece a comunidade e promove o diálogo desses artistas para o grande público.

Leia também: Empresa lança programa de formação em dados para pessoas negras

Trazendo à cena uma proposta contemporânea e necessária, como a visibilidade e reconhecimento da arte produzida em favelas, a Semana de Arte Favelada tem servido como um símbolo de resistência e afirmação de narrativas, exercendo também o poder de transformação social. Sendo assim, a primeira edição da SAF tem conquistado público e reconhecimento de diversos meios, tornando-se um evento promissor no cenário cultural do Rio de Janeiro.

Serviço:
SEMANA DE ARTE FAVELADA – FESTIVAL MULTILINGUAGEM
Local: Centro de Artes da Maré
Endereço:  Rua Bitencourt Sampaio, 181 – Maré, Rio de Janeiro – RJ
Data: 26 e 27 de novembro
Hora: a partir de 14h
Ingresso: Gratuito
Classificação: livre

Deixe uma resposta

scroll to top