“Porque que a gente não esteve aqui antes?”, questiona Thalita Carauta sobre protagonismo de mulheres negras nas novelas

Thalita-Carauto-novela-scaled-e1694813988529.jpg

Evento Elas por Elas Thalita Carauta

Thalita Carauta é uma das protagonistas do remake de ‘Elas por Elas‘, a nova novela das seis da Globo, que estreia dia 25 de setembro. O Notícia Preta esteve presente na coletiva de imprensa, conversou com a atriz, que interpretará Adriana, empresária, mãe e que reencontra o amor de sua vida anos depois. O NP também conversou com parte do elenco da nova versão da novela originalmente criada por Cassiano Gabus Mendes e exibida na década de 1980.

Elas por Elas” volta à TV Globo em uma releitura escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson com direção artística de Amora Mautner. A trama fala sobre o reencontro de sete grandes amigas após 25 anos. Com uma história que tem como ponto central a amizade, a trama reúne drama, comédia e uma pitada de suspense. Por meio das trajetórias destas sete mulheres e de suas reconciliações com o passado, o público é convidado a embarcar com elas nas dores e as delícias da juventude.

As protagonistas são mulheres entre 40 e 50 anos, diferentes entre si, independentes e atuantes em seus campos profissionais. Para Carauta, essas personagens são mulheres de muita força, assim como as protagonistas, principalmente ela e Késia, as duas mulheres negras que protagonizam a trama.

“Tem a Késia uma mulher negra retinta, e temos eu, uma mulher negra, e temos uma intersecção importante, uma mulher negra e lésbica, é uma novela que vem com muita força, para além da representatividade, que é repensar o porque que a gente não esteve aqui antes, se somos tantas e somos maioria?! Então penso que as coisas estão, através de muita luta, caminhando”.

conta Carauta

A personagem de Thalita Carauta  é dona de uma clínica veterinária, mãe de Ísis Rayssa Bratillieri) e muito dedicada aos animais. Ao reencontrar as amigas, volta a cruzar também com seu amor da adolescência, Jonas (Mateus Solano), a quem ainda ama. No passado, Adriana terminou o noivado com Jonas após descobrir que Helena (Isabel Teixeira) estava grávida.  

Thalita Carauta no tapete vermelho no lançamento de “Elas por Elas” – Globo/Léo Rosário.

Na trama, Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) se conheceram em um curso de inglês e, inseparáveis, compartilharam as alegrias e desafios típicos da juventude. Porém, em uma viagem de fim de semana, um triste acontecimento quebra esse laço e provoca um hiato nessa amizade.    

Duas décadas e meia depois, Lara encontra uma foto antiga e tem a ideia de juntar o grupo novamente em sua casa, sem desconfiar que o momento do reencontro, que deveria ser apenas de alegria, iria trazer também grandes revelações e desenterrar mágoas que tinham ficado guardadas no passado. E fica a pergunta: será que a amizade das sete é capaz de superar o que virá à tona?   

Já neste primeiro encontro uma grande revelação cai como uma bomba na cabeça de Taís: ela descobre que aquele que acreditava ser o homem de sua vida, que se apresentou a ela como Herbert e dizia trabalhar como coach, é na verdade Átila (Sergio Guizé), marido de Lara. Processando a dor de ter sido enganada, Taís se vê, então, num grande dilema: contar a verdade à amiga ou conviver com esse segredo?     

Enganada na ficção, mas muito certa de si na vida real. Essa é Késia, cantora, atriz e também embaixadora do Notícia Preta. Durante a coletiva de imprensa, Késia falou ao NP sobre sua trajetória profissional e a alegria em interpretar sua primeira protagonista.

“Estou com o coração quentinho, é minha primeira protagonista, minha primeira novela, venho do Vidigal do ‘Nós do Morro’, e se estou aqui é porque recebi uma oportunidade, porque existiu uma escola de teatro na favela para a gente poder ter acesso, espaço. Hoje estamos aí, mas não foi sempre assim, o ‘Nós do Morro’ fez diferença na minha vida e o The Voice também”, disse Késia.

Em sua fase mais nova, Taís é interpretada por Liza Del Dala. A atriz revelou ao NP estar muito empolgada para sua estreia na novela e “muito positiva, porque o projeto está sendo feito por pessoas muito talentosas, tem o Lázaro, a Késia com quem eu estou aprendendo muitíssimo, então eu não poderia estar mais feliz e mais emocionada com tudo que está acontecendo agora“, contou Liza.

Késia no tapete vermelho no lançamento de “Elas por Elas” – Globo/Léo Rosário.

O irmão de e Taís na trama é Mário Fofoca, interpretado por Lázaro Ramos. O ator acredita que o personagem será sucesso entre a criançada: “Eu que gosto tanto de escrever pra crianças, veio como um prato cheio pra mim o Mário Fofoca. Ele é um detetive meio atrapalhado, mas que gosta tanto de investigar que faz o caminho mais longo”, disse Lázaro.

Lázaro revelou ao NP que estava com saudades de voltar a fazer novelas e acha que Mário Fofoca é meio “primo de Mister Brau, do Roque de ‘Ó Pai, Ó‘, que são apaixonados pela vida”

A obra tem colaboração de Carol Santos, Letícia Mey e Wendell Bendelack. A direção é de Caetano Caruso, Fellipe Barbosa, Mayara Aguiar e Mariana Duarte. A produção é de Andrea Kelly e Isabel Ribeiro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.   

Leia mais: “Nem é sobre mim, é sobre nós”, diz Késia sobre protagonismo em nova novela da Globo

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top