Crianças são as principais vítimas de violações de direitos humanos em 2023, segundo registro do Disque 100

violencia_contra_crianca.webp

O Disque 100 registrou 189.814 denúncias de violência contra crianças e adolescente entre janeiro e outubro deste ano. Só a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, recebeu mais de 800 denúncias. O Disque 100 é um serviço gratuito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, qualquer pessoa pode fazer denuncia.

As denúncias de violações de direitos humanos aumentaram 75% nos dez primeiros meses deste ano, de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período no ano passado. Este ano houve um registro de 2.829.347 violações, enquanto que em 2022, no mesmo período, houve um total de 1.614.023 denúncias registradas pelo canal.

O Disque 100 recebe denúncias de vários tipos, o maior deles, contra crianças e adolescentes /Foto: Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil

Em entrevista ao g1, a subsecretária de Direitos de Cidadania de Belo Horizonte, Glecenir Vaz Teixeira explicou como funciona o Disque 100. “É por meio desse canal de denúncias que os conselheiros podem atuar. As mais comuns são exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes”, diz a subsecretária. As denúncias recebidas são encaminhadas ao Conselho Tutelar.

O membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos-MG Caio Lara, também explicou em entrevista ao g1 a importância do uso do Disque 100. Segundoe ele, os registros “são elementos bem concretos, que vão orientar a construção da melhor política pública, em relação a cada estado da federação, a cada contexto de violação”.

Os números mostram que a cada 10 denúncias feitas pelo canal, 4 foram de violência contra crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Cada caso recebido é analisado e encaminhado aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Leia mais noticias aqui: Série especial do programa ‘Encontro’ resgata e valoriza a história de lugares e pessoas negras

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top