Thais Bernardes, fundadora do NP, é uma das 100 personalidades negras influentes da Lusofonia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A fundadora e CEO do Notícia Preta (NP), Thais Bernardes, foi eleita uma das 100 personalidades negras mais influentes da Lusofonia no ano de 2021. A Power List foi divulgada pela Bantumen, em parceria com o Mundo Negro e Inventivos, do brasil, Balai CV, de Cabo Verde, Nô Balur, da Guiné Bissau e a apresentação oficial dos escolhidos foi realizada na última segunda-feira (13), em Lisboa, Portugal. 

Thais fundou o NP em 20 de novembro de 2018 e o portal já possui mais de 360 mil seguidores nas redes sociais – Foto: Divulgação

Para Thais, a indicação do seu nome é prova de que as pessoas são capazes de realizações e a autossabotagem é um dos entraves que precisam ser superados. “Sim, sou uma das personalidades negras mais influentes entre os lusófonos. Falo essa frase para repetir pra mim mesma que eu sou capaz, que eu não vou sucumbir! Porque eu duvido frequentemente de mim. A tal da autossabotagem, quem nunca?”, questiona. 

Leia também: Mulher branca é maioria como líder de diversidade, revela estudo

Thais lembra ainda que o trabalho é árduo e coletivo. Ela entende que, mesmo com toda dificuldade apresentada durante a trajetória, se sente orgulhosa do que vem desenvolvendo. “Olho pra trás, vejo o caminho que trilhei até aqui. Olho pra frente e vejo que ainda tem muito mais. O melhor de tudo isso é que não estou sozinha. É por mim, mas é por nós e pelos nossos. Ubuntu!”, enfatiza. 

Comunicação Antirracista

A comunicação antirracista passa, antes de tudo, por uma educação antirracista e Thais ressalta a importância de se manter a luta por uma causa que vem de séculos. “Que bom que não desisti até aqui. Sigamos traçando caminhos rumo uma comunicação de fato antirracista que seja capaz de transformar socialmente nosso povo”, comenta. 

“Não há liberdade sem liberdade de imprensa. E não há antirracismo sem uma mídia de fato antirracista. Eu acredito nisso!”, conclui.

Para Vanessa Sanches, co-fundadora da plataforma digital, é preciso enxergar a lusofonia de uma forma mais circular, dando espaços e oportunidades, visibilizando pessoas e espaços de todos os países de língua portuguesa. “É em parte graças às novas gerações que o caminho começa agora a ser feito ao contrário e com base no que as gerações passadas começaram a erguer. Estas 100 pessoas homenageadas são apenas um pequeno número representativo da excelência entre esta comunidade e que merece ser conhecida do grande público”, afirma

Power List

Na Power List da Bantumen também estão personalidades como Margareth Menezes, Alan Soares, Solange Cesarovna, Rita Batista, Carla Akotirene e Aza Njeri, além de várias outras pessoas negras influentes. Para acessar a lista completa, acesse o site da Bantumen

APOIE O NOTÍCIA PRETA

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.