Nesta quarta-feira (22), o Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiu um alerta para o risco do vírus Marburg chegar a Uganda, Ruanda e Burundi. O aviso aconteceu após a Tailândia confirmar cinco mortes pelo vírus, nas cidade de Bulinda e Butayaibega, noroeste do país.
A CDC tem apoiado a Tailândia e as demais regiões com o intuito de reverter o quadro de surto, uma vez que a alta mobilidade da população nas áreas alarmantes representa um risco de propagação generalizada. Além da Tailândia, a Guiné Equatorial, país do oeste da África central, também enfrenta o surto, com um total de nove mortes, dos 16 casos confirmados.

Vírus marburg pode se espalhar por mais países africanos. Foto: Wikipédia/Reprodução
Origem do vírus
O Marburg é um dos vírus mais perigosos do mundo, age de forma agressiva, causando falências de múltiplos órgãos e se destaca pelas altas taxas de mortalidade. Segundo a CDC, atualmente, a média de mortes é de 50%, porém pode chegar a 88%, dependendo da variante do vírus. O aumento da mortalidade também depende dos cuidados e da forma de tratamento da doença. O vírus tem a mesma origem do Ebola, que dizimou milhares de vidas no continente africano.
O vírus é transmitido por morcegos a primatas e seres humanos, tem como principal sintoma a febre hemorrágica. O contágio ocorre por meio de fluidos corporais de pessoas já infectadas ou por outros tipos de contatos como o compartilhamento de acessórios pessoais e materiais infectados. O Marburg foi descoberto na Alemanha, em 1967. Apesar do avanço do vírus, segundo a OMS, não há vacina e nem tratamento aprovado.
Leia também: Parlamento de Uganda aprova lei que impõe pena de morte a homossexuais