“Imunidade parlamentar não é escudo”, diz Silvio Almeida sobre falas racistas de deputado

Design-sem-nome-18.png

O ministro dos direitos humanos e da cidadania, Silvio Almeida, enviou nesta quarta-feira (28), um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) com conteúdo racista, aos órgãos competentes para que seja analisada uma punição. O ministro se manifestou nas redes sociais afirmando que a “imunidade parlamentar não é escudo para quem pratica crimes”.

Em sua postagem na rede social, Silvio Almeida comunicou que enviou à Polícia Federal (PF), à Câmara dos Deputados e à Procuradoria Geral da República (PGR) o vídeo em que o parlamentar, em uma entrevista a um podcast, diz que “o Brasil está emburrecido” e afirmando que os africanos não tem “capacidade cognitiva”.

O ministro Silvio Almeida criticou as falas do deputado, que deu declarações racistas durante um podcast e levou o caso para a PF /Foto: Agência Brasil – Reprodução

No comunicado Silvio Almeida disse que no vídeo o deputado fazendo “ofensas discriminatórias a brasileiros e africanos, bem como a autoridades da República”. O deputado Gustavo Gayer respondeu o ministro pelas redes sociais, dizendo que Silvio Almeida tem um QI baixo. “Mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto.” disse o deputado.

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) também se pronunciou sobre o caso nas suas redes sociais. “Num show de racismo, o deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer afirmou num podcast que brasileiros e africanos têm “pouca capacidade cognitiva” e ainda compara o QI das pessoas com macacos. Isso é racismo científico!”

A deputada federal disse também que vai entrar com representação contra o deputado em questão: “Nosso mandato vai entrar com uma representação contra ele no Conselho de Ética da Câmara e no Ministério Público. É inadmissível que parlamentares usem suas falas para propagar discurso de ódio!”, disse ela. A deputada Duda Salabert (PDT-MG) disse que também entrará com um pedido de cassação do mandato de Gayer no Conselho de Ética da Câmara.

Entenda o caso

O deputado Gustavo Gayer estava participando de um podcast e o entrevistador faz uma pergunta para o parlamentar. “Você sabia que tem macaco que tem QI de 90? 72 na África é o QI”. O deputado respondeu criticando e ofendendo os países e a população africana.

“Aí você vai ver na África, quase todos os países são ditadores, quase tudo lá é ditadura, democracia não prospera na África, por que?! Pra você ter uma democracia você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado. Então, tentaram fazer na democracia na África várias vezes e o que acontece? Chega um ditador e toma tudo, toma conta de tudo.”, disse o deputado.

Gustavo Gayer finalizou sua fala comparando a população africana com a situação do Brasil. Segundo ele, o Brasil estaria da mesma maneira. “O Brasil tá desse jeito, Lula chegou na presidência e o povo burro ‘Eh, picanha, cerveja'”, disse.

Leia mais aqui: Assessor denuncia deputado racista: “Tem preto no meu gabinete porque, se der alguma m*, a culpa é dele”

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top