Senado aprova criação da tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

torneira_de_agua.webp

O senado aprovou o projeto de lei (PL 795/2024) que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto, nesta quarta-feira (08), e as famílias de baixa renda poderão ter acesso ao benefício. A tarifa social será metade do valor cobrado pela menor faixa de consumo. O texto já passou pela câmara dos deputados e só depende da aprovação do Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Para poder utilizar a tarifa, os usuários precisam ter renda per capta de até meio salário-mínimo, atualmente R$706. Os valores recebidos por programas assistenciais do governo como o Bolsa Família, não entram na conta da renda per capta. De acordo com o relator do projeto, o senador Flávio Arns (PSB-RR), a tarifa atingirá 54% das regiões Norte e Nordeste.

Além de ter a renda limitada a meio salário mínimo, o beneficiário precisará estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou ter entre membros da família pessoa com deficiência ou idoso com 65 anos de idade.

Senado aprova Tarifa Social de Água e Esgoto para famílias de baixa renda / Foto: Agência Brasil/EBC

O domicílio beneficiado com a Tarifa poderá perder o direito caso seja comprovado: intervenção nas instalações dos sistemas públicos de água e esgoto que possa afetar a eficiência dos serviços; danificação proposital, inversão ou supressão dos equipamentos destinados ao serviço; ligação clandestina de água e esgoto; compartilhamento ou interligação de instalações de beneficiários da Tarifa Social de Água e Esgoto com outros imóveis não informados no cadastro; incoerências ou informações inverídicas no
cadastro ou em qualquer momento do processo de prestação do benefício.

Alguns estados e municípios já tem tarifas sociais de água e esgoto, o projeto é para definir uma diretriz nacional e padronizar. O desconto se dará sobre os primeiros 15 metros cúbicos de água por residência e o excedente de consumo poderá ser cobrado sob a tarifa regular.

Leia mais notícias aqui: Baianas e baianos de acarajé são reconhecidos e certificados para atuarem de maneira legal na cidade do Rio

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top