São Paulo teve 6 denúncias de racismo por dia em 2019, aponta levantamento

APOIE O NOTÍCIA PRETA

São Paulo

Segundo dados da Polícia Civil de São Paulo, os casos de injúria racial, no estado, crescerem 25% entre janeiro e novembro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. O levantamento, feito pelo Jornal da Record, revela um total de 1.995 ocorrências, uma média aproximada de seis registros por dia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), no ano de 2019, Limeira foi a cidade que registrou o maior índice de denúncias, seguida por Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.

No período de janeiro a outubro de 2019, a SSP-SP contabilizou um aumento de 113,3%, comparado ao mesmo período do ano anterior de ocorrências em Piracicaba, interior do estado. Em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (CONEPIR), a prefeitura da cidade lançou um canal para receber denúncias de casos de racismo e injúria racial. Por lá foi criado o Serviço de Informação à População (SIP) de Piracicaba, também conhecido como “Disque Racismo”, que funciona desde 2014 através do número de telefone 156.

APOIO-SITE-PICPAY

Louise Freire

Jornalista e apaixonada por livros. Concluiu sua graduação em 2016 e no mesmo ano estagiou em uma revista. Participou da produção de um programa da TV Brasil e trabalhou como produtora audiovisual.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.