Depois de vários dias curtindo e vivendo intensamente o carnaval, é necessário se recuperar para voltar à rotina, como o retorno ao trabalho. Neste período de festas, os foliões podem passar horas fora de casa expostos ao sol, bebendo pouca água, ingerindo bastante bebida alcóolica e mudando a sua alimentação.
Por isso o Notícia Preta conversou com a médica generalista Anita Dias, que apresenta dicas do que fazer após o carnaval, para lidar com os possíveis problemas de saúde que podem chegar junto com o fim da folia, como por exemplo, a ressaca.
Segundo a especialista, após a ingestão de bebidas alcoólicas, o corpo responde com um quadro de desidratação, que leva a dor de cabeça, cansaço extremo e sonolência, sendo popularmente conhecido como “ressaca”. “Por isso o folião pode ingerir no mínimo 2L de água natural, água de coco entre outros líquidos naturais que hidratem, é uma ótima forma para preveni-la“, afirma.
Para a médica Anita, o primeiro passo para um ano incrível é estar com a saúde em dia, e para isso ela recomenda uma atenção especial para a alimentação, ainda mais após o carnaval. “Uma alimentação saudável rica em verduras, frutas e legumes, além do exercício físico, podendo ele ser em uma academia, caminhada, pilates, hidroginástica, futebol, entre muitos“, pontua ela, que continua, explicando a função da atividade física.
“Exercitar a musculatura ajuda a reduzir o risco de hipertensão, diabetes e infarto, além de liberação endorfina promovendo qualidade de vida“.
Além disso, a médica também enfatiza que manter os períodos de lazer após a folia, em um ritmo menos acelerado. “É de muita importância um fim de semana com os amigos ou com a família, ir ao teatro, escutar música. Tudo isso leva a redução do estresse corporal que pode corroborar para aparecimento de tanto doenças físicas como mentais“.
Leia também: Carnaval: saiba como cuidar da saúde enquanto cai na folia