“Realização de um sonho profissional”, diz jornalista Renata Novaes sobre participar do Rio2C

WhatsApp-Image-2024-01-18-at-08.38.47.jpeg

A jornalista e diretora de conteúdo áudiovisual Renata Novaes é a nova integrante do time de curadoria do Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina. Para o Notícia Preta, a curadora musical falou sobre a realização do sonho profissional.

Ela, que atualmente lidera o edital “Entra Na Roda”, da cantora Iza, também desempenha o papel importante de produtora artística na Som Livre.

Renata celebra a participação no Rio2C 2024 – Foto: Reprodução/Instagram

“Pra mim, fazer parte do time de curadores do Rio2C é a realização de um sonho profissional. Certeza de que estou trilhando o caminho que venho desenhando para a minha carreira. E curar os palcos musicais vem sendo a responsabilidade mais gostosa do início de 2024”, disse ela.

Renata foi jurada na academia do Prêmio Multishow na última edição, e curadora da ação de inclusão de pessoas negras no Festival Rock The Mountain 23. Com experiência nos palcos musicais, a jornalista fala sobre sua contribuição para o Rio2C.

“Já me sinto contribuindo, porque trago uma bagagem de repertórios complementares as dos colegas, na primeira semana de trabalho já percebi a sensibilidade dos outros curadores e tem dado muito certo a nossa troca. Tanto daqui pra lá, quanto de lá pra cá”.

Com comprometimento com a representatividade e igualdade no cenário cultural, a jornalista fala sobre a importância da diversidade.

“A diversidade contribui para a qualidade do serviço ao trazer diferentes perspectivas, experiências e habilidades para a equipe, promove inovação, criatividade e uma compreensão mais abrangente das necessidades do coletivo

Renata diz que sua curadoria não é o mais do mesmo, ela enxergou a necessidade de incluir novos personagens nos espaços de poder.

“Inspiro no meu dia a dia de forma pontual no convívio, deixando claro que minha curadoria não é sobre uma seleção clichê mais do mesmo, mas um trabalho de pesquisa, conceito e conexão. Comecei a trabalhar com isso quando percebi a necessidade de incluir personas que pudessem ampliar as discursões nos espaços ditos de poder” afirmou.

Leia também:Prêmio Multishow 2023: maior parte dos vencedores são artistas negros

Deixe uma resposta

scroll to top