Rafaela Silva é campeã de judô nos Jogos Pan-Americanos

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Judooca Rafaela Silva

A atleta Rafaela Silva superou Ana Rosa, da República Dominicana, na disputa peso até 57kg, nesta sexta-feira (09), em Lima, no Peru. Em pouco mais de um minuto, a judoca aplicou um ippon e venceu a adversária. Essa é a segunda vez que as duas se enfrentam. Em abril, a brasileira derrotou a dominicana na semifinal do Campeonato Pan-Americano. 

Rafaela levou a medalha de ouro que faltava em sua carreira nos Jogos Pan-Americanos. Ela ficou com a prata no Pan de Guadalajara, em 2011, e conquistou o bronze quatro anos depois, em Toronto. A carioca é a atual campeã olímpica no Rio 2016 e quinta colocada no ranking mundial, já sua adversária ocupa o 66ª lugar. 

Essa conquista coloca a atleta como a primeira judoca do país, na categoria feminina ou masculina, a levar os títulos de Jogos Olímpicos, Mundial e Jogos Pan-Americanos, segundo informações da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Ela é ainda campeã mundial sub-20 em 2008, mundial em 2013 e mundial militar em 2015. 

Há sete anos, em sua estréia como favorita na Olimpíada de Londres, Rafaela Silva foi vítima de racismo após ser desclassificada da competição por aplicar um golpe irregular na húngara Hedvig Karakas. Depois dos ataques que recebeu nas redes sociais, a atleta quase desistiu do esporte. 

APOIO-SITE-PICPAY

Layane Coelho

Mineira, estudante de jornalismo, mulher preta e resistente. Deseja realizar muitos sonhos e desenvolver um trabalho que modifique de alguma forma a vida das pessoas. Ama sorrir, sair com os amigos, cozinhar e as coisas simples da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.