Inscrições abertas para a 2ª edição do Impulsiona RJ 

05-07_RF_Formatura-Sebrae-Impulsiona_web_016-1-1.jpg

Formatura dos alunos do Projeto Impulsiona de São João de MeritiData: 05-07-23 Local: Escola Municipal Doutor Getúlio de Moura_São João de Meriti - RJFoto: Rossana Fraga/Sebrae RJ

O Senac RJ, em parceria com o Sebrae Rio, oferece cursos de capacitação profissional, gratuitos, em diversas áreas

A parceria do Senac RJ com o Sebrae Rio se consolida em mais uma edição do Projeto Impulsiona RJ. Voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e moradores de comunidades, o projeto tem como objetivo contribuir para a superação da pobreza pela via da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões fluminenses. O Impulsiona RJ promove a formação profissional, ações de empreendedorismo e de cidadania nas localidades atendidas.

A primeira edição, em 2021, registrou 800 participantes e, agora, a 2ª edição do projeto, que está com inscrições abertas até dia 1º de setembro, vai atender 1.050 pessoas em São João de Meriti, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Em Nova Iguaçu e São João de Meriti, as vagas em cursos de Gastronomia, Gestão e Jardinagem foram preenchidas e, em São Gonçalo, ainda há vagas para os cursos Informática Fundamental e Rotinas Administrativas para Empresas.

Projeto Impulsiona RJ oferece certificado aos participantes /Foto: Divulgação/Sebrae Rio

O Projeto Impulsiona RJ incentiva o empreendedorismo no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e auxilia pessoas como Angélica Viana Cândido, de 34 anos. A moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense do Rio, soube da oportunidade quando viu um cartaz na escola de sua filha.

Eu estava desempregada e fiz a minha inscrição. Minha experiência foi muito boa. Conheci pessoas,
adquiri conhecimento em uma área nova: Design de Sobrancelhas
”, conta Angélica.

Após concluir o curso oferecido pelo Projeto Impulsiona RJ, Angélica começou a trabalhar na área. “Hoje eu atendo aqui no meu quintal, fazendo design simples e com henna”, conta ela, que, apesar de já ter empreendido antes, nunca dispôs dos recursos necessários para se atualizar e investir no seu negócio, até participar do projeto.

Eu não tinha organização, não anotava as coisas, não sabia colocar preço… O Impulsiona RJ me ajudou muito nessa parte. Antes eu trabalhava fazendo faxina, mas hoje eu não tenho mais essa necessidade”, comemora.

Angélica também foi uma das alunas do projeto que recebeu o chamado “Capital Semente”, que é um kit composto por utensílios básicos que alguns participantes do Impulsiona RJ recebem para que possam dar o pontapé inicial em seus negócios. “Com essa ajuda, consegui algumas clientes. E hoje algumas delas são fixas”, diz ela.

Alex Carvalho, diretor da Escola Municipal Dr. Getúlio de Moura – um dos espaços parceiros do Projeto Impulsiona RJ, onde Angélica fez o curso –, explica os impactos positivos da iniciativa na comunidade local. “Traz um ganho para a relação ‘escola x comunidade’. A escola ganha com a presença da comunidade, à medida que aproxima os moradores do seu dia a dia, fazendo com que ela passe a ter importância cada vez maior na vida deles. E a comunidade ganha em termos de autoestima, qualificação profissional e novas oportunidades que se abrem para empreenderem e conquistarem novas vagas de emprego”, afirma.

Alex ressalta que o feedback dos alunos tem sido muito positivo, uma vez que muitos deles conseguem trabalho antes mesmo de terminar o curso. “O projeto apresenta resultados no curto prazo e isso tem sido muito bom”, explica ele, que se diz muito feliz em participar do Impulsiona RJ.

Segundo Daniely Oliveira, Coordenadora da Gerência de Responsabilidade Social do Senac RJ, a iniciativa é importante por atuar ativamente na transformação da vida das pessoas. “O projeto Impulsiona RJ tem um grande desafio, que é contribuir para a superação da pobreza. E isso faz com que a iniciativa do Senac RJ e do Sebrae Rio se torne ainda mais necessária, a partir do momento que nos propomos a contribuir para o resgate da autonomia das pessoas, por meio da geração de renda”, comenta.

De acordo com a coordenadora, quem tiver interesse ainda pode participar. O Impulsiona RJ 2ª edição está com vagas abertas em São Gonçalo.

Daniely garante que a parceria com o Sebrae Rio oferece aos participantes um serviço que beneficia
quem mais precisa: “Essa parceria nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Ouvir os depoimentos dos alunos que, antes de integrar o projeto, não tinham nenhuma expectativa de melhoria de vida e saber que, após a passagem pelo Impulsiona RJ, esses mesmos alunos têm suas vidas transformadas é uma realização profissional”.

Os cursos oferecidos pelo Impulsiona RJ são gratuitos e todos os participantes recebem tíquete refeição, auxílio-transporte, kit aluno e material para as aulas. Para participar do projeto, os interessados devem ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. A seguir, você encontra a relação dos locais em que estão abertas as inscrições para participar da 2ª edição do Projeto Impulsiona RJ. Mais informações em www.rj.senac.br.

São João de Meriti
Escola Municipal Doutor Getulio de Moura
Endereço: Rua Rio das Ostras, lote 33 – q 1 – Trezentos
Whats App: (21) 97218-7461
Atendimento das 9h às 12h e das 13h às 16h


Nova Iguaçu
Patronato
Endereço: Rua Governador Portela, 382 – Centro, Nova Iguaçu

Fenig
Endereço: R. Gov. Portela, 812/2ºandar – Centro, Nova Iguaçu –
Whats App: (21) 97199-3200
Atendimento das 9h às 12h e das 13h às 16h

São Gonçalo
Colégio Municipal Ernani Faria
Endereço: Rua Oliveira Botelho, 785 – Neves
Whats App: (21) 99908-8185

Leia também: Senac RJ leva capacitação profissional para jovens Integrantes do Programa Individual de Semiliberdade do Degase-RJ e seus familiares

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top