Quando os nossos vencem, a alegria é também minha e sua

pescadosnabrasa4597-scaled.jpg

Um dia escutei a seguinte frase: “Como assim você não conhece o Pescados na Brasa? Tem que conhecer e a chef Adriana é pura alegria.” Fábio, um amigo do volei que é do Pará questionou meu conhecimento gastronômico carioca quando eu disse que ainda não conhecia o restaurante. E Fábio estava coberto de razão – eu realmente precisava conhecer o Pescados na Brasa no bairro Riachuelo, na zona norte carioca. Fui e realmente me encantei com a chef Adriana Veloso e com a comida que ela prepara com tanto amor, técnica e respeito às suas raízes. E deu tanto certo que a segunda unidade foi aberta no Leblon no último dia 07 de Março.

Dona Adriana e Seu Zé – como são chamados pelos clientes /Foto: Fábio Rossi

O sucesso é tanto que Pedro Bial, Dona Onete (uma das artistas mais reconhecidas do Pará), Jorge Aragão, Chico Diaz e Gominho já passaram por lá para experimentarem as delícias ou o Carimbó do Pescados na Brasa (uma atração cultural à parte). E é por isso que eu fico feliz e sei que várias outras pessoas da área também; afinal, o casal é puro carisma e o Pescados na Brasa entrega a melhor comida paraense na cidade maravilhosa. 

É icônico um restaurante que surge no subúrbio; e, antes de virar restaurante, ser uma barraquinha de peixe assado num estacionamento, crescer da maneira que cresceu e chegar com uma segunda unidade no Leblon. Isso nos faz acreditar que sonhos permeados de muito trabalho e dedicação podem se tornar reais.

Eu não sou conhecedor do Leblon, mas agora tenho um motivo para passear por lá com mais frequência. A unidade do Leblon traz três novidades que serão encontradas somente lá: 

  • Costela Já Queres: Costela de tambaqui marinada no tucupi e chicória cozida no vapor finalizada na chapa, com farofa de maracujá e legumes na brasa.
  • Filhote Só o Creme: Filhote na crosta de castanha com purê de banana da terra e pesto de jambu
  • Prato vegano: Cogumelos recheados com palmito e tomate confitado e palmito pupunha assado na brasa com redução de tucupi e jambu

Vida longa ao Pescados na Brasa no bairro do Riachuelo e no Leblon – acho chique falar que a unidade tal está assim; que a outra está assado. Isso é que é dar certo na vida!

Leia também: Gastronomia é Arte e o chef João Diamante e o fotógrafo José Chagassa nos brindam com a exposição Apetite Visual

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top