Projeto Traço Negro destaca artistas visuais do Recôncavo da Bahia

No próximo sábado (13) serão lançados três produtos da multiartista Tina Melo: um documentário com o mesmo nome, um E-book, Narrativas Negras nas Artes Visuais de Cachoeira e São Félix, e a exposição On Line, Outras Histórias das Margens do Rio, que evidenciam as produções de artistas com Traço Negro.

Foto: Nina Claire

Tina Melo conta que todo o material foi desenvolvido a partir de encontros, conversas, diálogos e trocas com os artistas. Segundo ela, foi um “processo intenso e fecundo, que alimenta a alma, o imaginário e as ideias”. Ainda de acordo com a artista, as primeiras entrevistas que deram origem ao livro foram feitas entre 2016 e 2017 em Cachoeira. Após um longo período de aguardo, devido a pandemia do Covid-19, volta a Cachoeira e São Félix para realizar novas entrevistas em maio de 2022.

Ao todo, foram 13 dias imersivos pelas encruzilhadas destas duas cidades que margeiam o Paraguaçu, com uma equipe de audiovisual e produção, para atualizar informações e finalmente conseguir um registro audiovisual para execução do documentário e registros fotográficos para livro e exposição.

Tina lembra ainda que Traço Negro é resultado de uma inquietação a partir da falta de visibilidade de estudos que registrem e analisem a produção negra de arte. “Traço Negro é um tipo de resposta, ou caminho que apresenta possibilidades de preenchimento de uma lacuna de referenciais negros nas artes visuais sentida por mim e pela comunidade negra”, explica Tina Melo.

Leia também: “Eu estou chocada” diz Ludmilla após repetir recorde de Numanice

Pluralidade

Aletícia Bertosa, Áydano Jr., Billy Oliveira, Biro,  Diego Araújo, Deisiane Barbosa, Florisvaldo Ribeiro (Flor do Barro),  Carlos Alberto do Nascimento (Fory), Gilberto Filho, Renato Kiguera, Celestino Gama (Louco Filho), Almir Oliveira ( Mimo) e seu filho Ronald Oliveira, Eraldo Souza Jr. (Pirulito), Rita de Cássia, Jonilson Rodrigues (Sininho) e Tina Melo. São estes os artistas de Traço Negro, que levam no olhar, no toque, na voz e no corpo, a memória viva de antepassados atlânticos.

. Toda programação é gratuita e estará disponível no site da Traço Negro.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top