Na próxima quinta-feira (16), o ex-goleiro Aranha é o convidado de Maria Gal no programa Preto no Branco, que vai ao ar na Bandnews TV, às 23h30. O bate papo com o, agora dirigente do Esporte Clube Mogi Mirim, vai girar em torno do racismo no esporte.
Em 2014, o ex-jogador se viu em todas as notícias por ter sido alvo de ofensas racista no confronto entre Santos e Grêmio. Aranha, que na época era goleiro do Santos, recebeu ataques da torcida rival que nas arquibancadas imitavam sons de animais e câmeras da arena gravaram torcedoras do Grêmio insultando o jogador de macaco.
“Infelizmente essa é a realidade que muitos jogadores enfrentam. Na época que eu fui vítima, minha reação foi fazer o que a regra determina, comuniquei o árbitro da partida e fica sobre responsabilidade dele tomar a decisão. A minha revolta maior foi mesmo informando sobre o ocorrido, o árbitro me mandou voltar para o gol. Depois desse triste episódio, as ofensas continuavam também nas redes sociais”, relembra Aranha.
Em geral, mesmo com grande parte dos negros sendo maioria nos esportes, o racismo se faz presente. Um levantamento em 2019 apontou que 48,1% dos jogadores afirmaram ter sido vítimas de racismo. Aqui no Brasil pouco se fala dos preconceitos enfrentados por atletas no mundo do esporte e quase nada é feito para combater essas práticas.
Nesta primeira temporada, o Preto no Branco traz em pauta na televisão a necessidade de fomentar a conscientização da população sobre a urgência em tratarmos demandas de inclusão e diversidade na sociedade. Serão abordados ao longo dos episódios temas como: racismo e finanças, intolerância religiosa, racismo no esporte, racismo na publicidade e privilégio branco.
Com apresentação de Maria Gal e direção de Kelly Castilho, o talk show Preto no Branco, tem todas as quintas-feiras um episódio inédito às 23h30 e reprise todos os domingos às 21h30 no Bandnews Tv. Arte 1 terças às 23h00 e sextas às 17h e no YouTube do UOL.
0 Replies to “Programa Preto no Branco desta quinta-feira recebe o ex-goleiro Aranha”