Peça “A jornada de um herói” faz denúncia contra o racismo e desigualdades

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O espetáculo da Escola Fábrica de Atores, de Nova Iguaçu, “A jornada de um herói”, reestreia neste sábado (18), na 12ª edição do Festival de Teatro Universitário (FESTU), que acontece no Teatro Municipal Café Pequeno, Leblon, no Rio de Janeiro.

A peça conta a história de José – Foto: Danilo Sérgio

A peça que dá luz a desigualdade social, racismo estrutural e desemprego, provocando reflexões sobre a sociedade contemporânea e promovendo conscientização. Além da peça, sob a direção de Alexandre Gomes, será lançado ainda o livro de dramaturgia que foi o ponto de partida desta manifestação de arte, que conta a trajetória de um dia da vida de José. 

Após ser demitido de uma fábrica de carvão ao questionar a diminuição do seu tempo de almoço, que passa de dez para cinco minutos, ele vai atrás do seu Fundo de Proteção e Garantia ao Trabalhador Desempregado, como única opção de sustento de sua família. Tal como os heróis de Homero, José enfrenta monstros e diversos outros perigos ressignificados nas dificuldades cotidianas de um homem negro, pobre, semianalfabeto e desempregado, marcando uma verdadeira epopeia urbana em que os percalços de um ônibus cheio, uma fila quilométrica e um gerente de banco esnobe, escancaram, na resistência de José, o seu heroísmo.

Leia também: Programa Preto no Branco desta quinta-feira recebe o ex-goleiro Aranha

Por meio da narrativa, a denúncia sobre a falta de equidade, diversidade e inclusão entra em cena, trazendo à tona, a luta de milhões de pessoas sobreviventes de um sistema desigual e discriminatório. “Esperamos trazer luz ao cotidiano quase invisível de pessoas das mais baixas classes sociais, muitas vezes privadas de educação e condições dignas de trabalho, exaltando as vidas e histórias dessas pessoas. Queremos colocar o dedo na ferida, mostrar o racismo estrutural e os abismos sociais ainda presentes no dia a dia e pretendemos plena comunicação com todas as classes a partir da temática que envolve o espetáculo, mostrando a importância do combate às desigualdades”, ressaltou Alexandre O. Gomes. 

“A jornada de um herói” estará em cartaz no Teatro Municipal Café Pequeno, na Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, Rio de Janeiro, aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, até 26 de junho.  

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.