Preto Cozinha é eleito Novidade do Ano

img9-1-e1688075462585.jpg

Sim, estamos furando a bolha! No dia 28 de Junho no Memorial da América Latina em São Paulo (SP) aconteceu a 20a premiação da Revista Prazeres da Mesa – a principal revista especializada em Gastronomia no Brasil e o restaurante Preto Cozinha (São Paulo – SP), do chef baiano Rodrigo Freire, foi eleito o restaurante revelação de 2023. Esse prêmio, nesta categoria, revela muitos avanços do povo preto na área que é marcada pela cozinha internacional européia e asiática. O Preto Cozinha vencer nos enche de alegria e de esperanças.

 Fachada do Preto Cozinha em São Paulo (SP)/ Foto: Preto Gourmet

O Preto Cozinha foi planejado detalhadamente ao longo de dois anos pelo então advogado Rodrigo Freire. Autoditada, o soteropolitano foi se permitindo na cozinha e criando preparações tendo como pano de fundo a comida afetiva de sua família. O chef queria que os comensais pudessem experimentar aquilo que as famílias comem em suas casas na Bahia. É comida afetiva com técnica, sabor, textura e ancestralidade.

Adicionalmente, a imponente casa de três andares na Rua Fradique Coutinho (Pinheiros), decorada de maneira contemporânea, aumenta ainda mais o charme e elegância na experiência do comensal. Em resumo, é uma experiência completa.

Chef Rodrigo Freire no Preto Cozinha /Foto: arquivo pessoal

Aberto há pouco mais de um ano, o restaurante ficou conhecido entre os amantes da gastronomia e outros profissionais da área. E tão jovem, já participa de premiações – inclusive, é finalista da 2a edição do Prêmio Gastronomia Preta na categoria Melhor Restaurante. Quando entrei no Preto Cozinha pela primeira vez fiquei feliz demais. É um lugar lindo, contemporâneo e jovem. Quando comi as preparações do chef, me arrepiei – é como se eu estivesse sentindo o cheiro e gostos da Bahia (eu me senti na minha Bahia quando fechava os olhos e sentia os sabores). Eu que não gosto de coentro, comi e achei gostoso. Me surpreendi e pensei: “Esse chef e esse restaurante vão longe!”

Não estou cravando que a Prazeres da Mesa nunca teve nessa categoria um chef e empreendedor preto vencendo como restaurante revelação; mas, talvez, essa seja a primeira vez que isso acontece. E, mais do que isso: o nome do restaurante traz consigo uma identidade muito forte para a Gastronomia na exaltação da nossa pretitude – é, em outras palavras, uma ruptura com tudo que vimos por aí. 

Nossa pretitude foi vista também no palco da 20a edição da Premiação da Revista Prazeres da Mesa com dois apresentadores pretos: os chefs Aline Guedes e Paulo Rocha. Estamos furando a bolha e mostrando o nosso povo e evidenciando tantos talentos que ainda não foram percebidos pela mídia. Por isso, o Prêmio Gastronomia Preta e o Festival Gastronomia Preta são tão importantes na visibilização dos nossos profissionais na área. E que o Preto Cozinha puxe com ele outros empreendimentos e profissionais.

Estamos juntos e vamos pretagonizar ainda mais!

Leia também: Chef Confeiteiro Paulo Rocha será homenageado pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top