Chefs Kátia Barbosa, Vanessa Rocha e Danilo Parah estão no Guia Michelin 2024

Chefs-Katia-Barbosa-Vanessa-Rocha-e-Danilo-Parah-estao-no-Guia-Michelin-2024.png

Por Preto Gourmet

A cerimônia realizada no Copacabana Palace na última segunda-feira (20), apresentou a relação de restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo que foram indicados pelo Guia Michelin em sua edição de 2024. A última relação saiu há aproximadamente 4 anos. Em relação ao recorte racial, vimos mais uma vez que somente três profissionais foram destacados, são eles Kátia Barbosa (Aconchego Carioca e Sofia), Vanessa Rocha (Maria e o Boi) e Danilo Parah (Rudá).

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

E os três têm algo em comum: além de serem excelentes no que fazem, os três valorizam os insumos e a pluralidade da comida brasileira em suas criações. O Guia Michelin 2024 dividiu suas classificações da seguinte forma:

  • Estrela(s) Michelin – classificação que pode ser uma, duas ou três estrelas. Quanto mais estrelas, mais vale a pena o viajante se deslocar para conhecer aquele restaurante.
  • Bib Gourmand – classificação que reconhece estabelecimentos agradáveis que servem boa comida a preços moderados.
  • Estrela Verde –  estabelecimento que se destaca por questões relacionadas à excelência culinária e compromissos ecológicos excepcionais.
  • Recomendados pela Qualidade da Cozinha – restaurantes que impressionaram os jurados pela sua qualidade.

A chef Kátia Barbosa não necessita apresentações – é, para mim, um dos ícones da gastronomia brasileira (e não é somente por ter criado o bolinho de feijoada). Ela está no front e é vanguardista de diferentes formas. Foi por causa do Aconchego Carioca que a Praça da Bandeira se tornou um polo gastronômico. Foi a chef que levantou a bandeira da importância da comida de boteco e da valorização daquilo que temos de melhor: nossas memórias afetivas por meio das experiências em bares e restaurantes. Por mais uma vez o Aconchego se fez presente no Guia Michelin 

Chef Kátia Barbosa é responsável pelo Aconchego Carioca (RJ) /Foto: Divulgação

A chef executiva do Maria e o Boi em Ipanema, Vanessa Rocha, continuou na lista em 2024 também como Bib Gourmand. Como já escrevi anteriormente sobre a chef, ela é uma potência ao recriar pratos brasileiros ou revisitar insumos para compor suas preparações no Maria e o Boi. E Vanessa, cada vez mais, ressalta em suas criações a sua ancestralidade e a força da comida brasileira no seu estilo ao inovar. 

Vanessa Rocha é chef executiva do Maria e o Boi em Ipanema (RJ) /Foto: Divulgação

E, por fim, Danilo Parah, do Restaurante Rudá, também em Ipanema, entrou na lista como Recomendados pela Qualidade da Cozinha. E eu, que tive a oportunidade de experimentar sua comida por duas vezes, apenas concordo com os jurados do Guia Michelin: é qualidade e técnica andando um juntinho do outro. Esse resultado também mostra a importância do Prêmio Gastronomia Preta para o movimento – uma vez que a Torta de Queijo Rudá foi eleita em 2023 como melhor criação. Mas, além do Rudá, o chef Danilo Parah chefia os restaurantes Maska e Izar – que também foram indicados na mesma categoria. Eita sucesso esse chef!

O chef Danilo Parah, é do Restaurante Rudá (RJ) /Foto: Divulgação

Leia também: Aquilombamento na Alta Gastronomia 

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top