A BANTUMEN apresenta a quarta edição da Power List BANTUMEN 100, uma iniciativa que reconhece e celebra as conquistas de 100 personalidades afrodescendentes de países lusófonos. Este reconhecimento, que se concretiza numa lista online de impacto, celebra a excelência em diversas áreas profissionais e culturais, promovendo a visibilidade e a influência da afrodescendência no mundo lusófono.
A lista, disponível no site da iniciativa, é elaborada em colaboração com vários meios de comunicação de expressão portuguesa, evidenciando a importância da presença e da voz Afrodescendentes nas diferentes esferas sociais, como Ciências, Cultura, Comunicação e Empreendedorismo.
A gala de apresentação deste ano, organizada em co-produção com a Lisboa Cultura, realiza-se no Pátio da Galé, no centro histórico de Lisboa, conduzido pelas apresentadoras de televisão Kathy Moeda (Cabo Verde) e Nádia Silva (Angola). O evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, Mayra Andrade, Nenny, Dino de Santiago, Inocência Mata, entre outras personalidades. A moçambicana Assa Mautusse, a francesa de origens cabo-verdianas Rislene Semedo e as Batucadeiras das Olaias foram alguns dos artistas que atuaram para os mais de 300 convidados.
A iniciativa visa, além do reconhecimento individual, promover a partilha e a reflexão em torno da diversidade cultural, e no contexto do último ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela ONU. Esta celebração é uma oportunidade para reforçar a importância do reconhecimento dos direitos afrodescendentes e da luta contra desigualdades históricas.
A Power List BANTUMEN 100 conta com o apoio de dois Media Partners: a RTP África e o canal Trace. A RTP África, responsável pela transmissão em diferido, como canal público voltado à cultura e atualidade das comunidades lusófonas africanas, reforça a conexão e a valorização dessas culturas, enquanto o Trace, canal de televisão francês dedicado à música e à juventude afrodescendente global, amplia o alcance e a representatividade das vozes afro-lusófonas.
Dos homenageados na Power List BANTUMEN 100, 47% Homens, 49% Mulheres, 4% Não-Binários. No caso dos países de origem, a maior parte são do Brasil (22%), seguido por Cabo Verde (19%) e 19% com dupla nacionalidade (portuguesa + um dos PALOP), Moçambique (15%), Angola (13%) e juntos, São Tomé e Príncipe (11%), Guiné-Bissau (11%).
A maior parte dos membros da lista são da área de Artes e Cultura (32%), seguido por Ação Social e Direitos Humanos (20%), depois Comunicação e Media (18%); Negócios e Empreendedorismo (7%) e Ciências e Tecnologia (3%).
Os homenageados são indicados através de parceiros editoriais, como Balai CV (Cabo Verde), BANTUMEN (Lusofonia), CULTNE TV (Brasil), Notícia Preta (Brasil), RSTP (São Tomé e Príncipe) e Xonguila (Moçambique), assim como através de curadoria de personalidades destacadas em edições anteriores da Power List.Esta iniciativa é powered by Hausdown, agência criativa lusófona, e patrocinada pelas empresas cabo-verdianas Unitel T+ (telecomunicações) e Glowcondo (gestão imobiliária). O evento associado à iniciativa conta com a co-produção do organismo Lisboa Cultura e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Adega de Borba, Pastéis de Belém, Prosperous Vodka, Turismo de Lisboa, Sogrape e a Kees Eijrond Foundation.
Leia também: Documentário “Black Rio! Black Power!” estreia em setembro nos cinemas