Pedestres negros são menos respeitados por motoristas, revela estudo norte-americano

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Apenas 24% dos 461 motoristas pararam o carro para que pedestres negros atravessassem a rua

Ao pesquisar sobre como a empatia atua nos motoristas, pesquisadores da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, concluíram que pedestres negros enfrentam mais dificuldades no trânsito.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Transport and Health, analisou, entre outras questões, se a cor da pele do pedestre influencia no comportamento do motorista.

A pesquisa foi feita utilizando duas mulheres (uma branca e uma negra) e dois homens (um branco e um negro) que deveriam atravessavam um cruzamento. Toda a ação era filmada e o comportamento de cada veículo era registrado.

Dos 461 carros que passaram pelo trecho do teste onde os voluntários atravessavam a rua, apenas 28% diminuíam a velocidade para esperar o pedestre completar o trajeto. Na maioria dos casos, as pessoas precisavam se apressar para não serem atropeladas.

Além de verificarem a direção agressiva dos condutores, os pesquisadores perceberam que os automóveis pararam mais para pedestres brancos (31,1%) que para negros (24%).

Para os estudiosos, uma explicação possível é um senso de superioridade dos motoristas em relação aos pedestres negros.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.