Para ter direito ao benefício do Pé de Meia, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas
Estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), começam a receber nesta segunda-feira (25) a sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025. De acordo com a Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício no valor de R$ 200,00 até a próxima segunda-feira (1º).

Os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro recebem nesta segunda-feira o valor de R$ 200 correspondente ao incentivo-frequência às aulas. Para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas. Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem até o dia 1º de setembro, conforme o mês de nascimento dos alunos matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.
Confira o calendário:
Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 25 de agosto;
Nascidos em março e abril, em 26 de agosto;
Nascidos em maio e junho, em 27 de agosto;
Nascidos em julho e agosto, em 28 de agosto;
Nascidos em setembro e outubro recebem 29 de agosto;
Nascidos em novembro e dezembro, em 1º de setembro.
Vale ressaltar que o programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública. A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino. De acordo com o MEC, não há necessidade de inscrição e todo aluno que se encaixa nos critérios do Pé-de-Meia é incluído automaticamente.
Leia mais: Norte e Nordeste têm maior risco de fome, revela levantamento do SUS