Observatório de Favelas realiza Seminário sobre estratégias de enfrentamento à violência de gênero

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Evento contará com lançamento do e-book “DELAS: Estratégia de enfrentamento à violência de gênero e letalidade feminina”

O Seminário será realizado nesta quarta-feira (25) a partir das 17 horas -Foto: Divulgação Facebook

Nesta quarta-feira (25), a partir das 17h, o Observatório de Favelas realiza o Seminário “Quais gritos se aproximam do seu? Estratégias de enfrentamento às violências de gênero”. A atividade será online e contará com o lançamento do e-book “DELAS: Estratégia de enfrentamento à violência de gênero e letalidade feminina”.

Durante os meses de agosto e setembro, o Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas realizou o curso online “DELAS: Direitos, Política e Arte”. Um curso de formação para mulheres (cisgênero e transgênero) negras e/ou periféricas. O curso “DELAS” foi construído com o objetivo de fortalecer a capacidade de atuação de mulheres na conquista de seus direitos e no enfrentamento a violações de direitos, violência de gênero e letalidade feminina.No mês de novembro, como desdobramento do curso, o Observatório de Favelas realiza o Seminário “Quais gritos se aproximam do seu? – Estratégias de enfrentamento às violências de gênero”. Protagonizado exclusivamente por mulheres, a programação contará com mesas de debate, performance artística e exibição de vídeo.

Aline Maia, coordenadora executiva do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas, ressalta que “o seminário é o momento onde lançaremos o ebook DELAS que reúne um novo olhar para o fenômeno da violência contra a mulher, sem deixar de se atentar também para as estratégias potentes elaboradas pelas mulheres para intervir politicamente em suas realidades”, afirma.

O Ebook “DELAS: Estratégia de enfrentamento à violência de gênero e letalidade feminina.” é fruto de um trabalho coletivo que materializa o encontro de ações interessadas em fortalecer a atuação das mulheres enquanto protagonistas de seu fazer político.

Edital para Mulheres Artistas

Durante o seminário também será lançado um edital para mulheres artistas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro e o objetivo é viabilizar cinco produções feitas por mulheres, cis ou trans, que sejam poéticas audiovisuais e tenham como foco o tema da violência (letal e não letal) contra mulheres. Cada artista selecionada será premiada com R$1.000,00 (mil reais) e os trabalhos artísticos podem ser desenvolvidos nas seguintes linguagens: vídeo arte, vídeo performance, filme ou sequência de imagens (gravuras, colagens, fotografias, pinturas). Afirmando a arte como ferramenta de incidência política, espera-se que as propostas sejam capazes de pautar na agenda pública um debate sobre a violência contra mulheres.

Ao final, as produções serão divulgadas em projeção, no formato de vídeo, a partir da compilação das produções visuais e serão exibidas em espaços públicos da metrópole do Rio de Janeiro e online, nas plataformas e redes sociais do Observatório de Favelas.O seminário será transmitido pelo canal do YouTube do Observatório de Favelas, no link abaixo

https://www.youtube.com/c/ObservatóriodeFavelas

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.