Observatório de Favelas abre edital para enfrentamento à violência de gênero

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Até o próximo dia 15 de setembro estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico Cenas Delas, organizado pelo Observatório de Favelas, por meio do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública. 

Fotos: Divulgação – Comunicação Observatório de Favelas

O edital de chamada pública vai selecionar e premiar trabalhos fotográficos produzidos por mulheres (cis e transgênero) que tem o enfrentamento à violência de gênero como pauta de suas produções. De acordo com Thais Gomes, coordenadora executiva do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas, é desafiador produzir uma comunicação sobre temas de violência, que  alcance a população de modo sensível, por isso prioriza-se a utilização de linguagens artísticas, que nesta edição do projeto, é a fotografia. 

“A arte aparece como uma ferramenta ampliadora das percepções sobre a violência contra a mulher, uma ferramenta capaz de colocar este debate na agenda pública e a partir disso gerar estratégias de incidência política, que provoquem o conjunto da sociedade a pensar formas de enfrentamento desse problema”, afirma Thais.

Leia também: Tati Quebra Barraco, Nego do Borel e Mussunzinho são os primeiros participantes confirmados de ‘A Fazenda 13’

O Cenas Delas está em sua segunda edição e cada artista selecionada receberá uma premiação no valor de R$ 1.000,00 pelo trabalho desenvolvido. “Em sua primeira edição, o edital contou com uma adesão surpreendente e de muita qualidade, a partir de diferentes linguagens artísticas, de mulheres (cis e trans) negras e periféricas. A nossa expectativa de adesão é grande. Somos uma organização com tradição no campo da fotografia a partir das favelas e periferias. Nesse sentido, esperamos mobilizar a participação de mulheres negras e periféricas, para contribuir com a sensibilização em torno do tema da violência de gênero”, destaca Thais.

Para saber mais sobre o concurso e realizar as inscrições, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.