Museu etnográfico é reinaugurado no Rio de Janeiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um dos principais nomes no Candomblé do Brasil, Mãe Meninazinha de Oxum, reinaugura o Museu Etnográfico, no próximo sábado (29), às 18 horas, no Rio de Janeiro. Dedicado às Comunidades Tradicionais de Terreiros, o Museu Memorial Iyá Davina possui um acervo com mais de 120 itens inventariados e recebe, desde então, a atenção das comunidades tradicionais afro-brasileiras das mais variadas partes do país, além de estudantes, pesquisadores e turistas.

Espada do Ogum de Pai Procópio, um dos artefatos do Museu – Foto: Alex Ferro

Mãe Meninazinha de Oxum revela que este legado faz parte da história e precisa ser tratado com todo o respeito que merece. ”Ao longo dos anos, procurei seguir os passos de minha avó materna e também minha mãe de santo, para preservar o nosso patrimônio. Eu queria um espaço para contar a nossa história: um museu de memórias e de preservação deste acervo. Um objeto em especial me despertou para esta ideia, o banquinho de madeira da minha avó. A partir daquele objeto, comecei a reunir os outros e percebi que tínhamos uma coleção importante”, relembra Mãe Meninazinha.

Leia também: Humor e ancestralidade: Léo Santos cresce nas redes sociais com histórias sobre o Candomblé

No mesmo dia, o Ilê Omolu Oxum lança o documentário “Balaio de Omolu”, onde Mãe Meninazinha remonta os primórdios da fundação do seu terreiro, na Marambaia, município de Nova Iguaçu, até a sua transferência para São Mateus, em São João de Meriti, revivendo suas lembranças com o grupo de remanescentes daquela época e revisitando o acervo de objetos sagrados do Museu Memorial Iyá Davina. O média-metragem tem 28 minutos e é uma produção da Quiprocó Filmes – dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, com a co-realização do Ilê Omolu Oxum e da Quimera Empreendimentos Culturais.

Serviço

Reinauguração: Museu Memorial Iyá Davina

Diretora: Mãe Meninazinha de Oxum

Curadoria: Marco Antonio Teobaldo

Data: 29 de maio de 2021 | às 18h

Local: Facebook do Ilê Omolu Oxum

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.