Mulheres representam apenas 20% das pré-candidaturas nas capitais brasileiras

urna_menor.webp

De acordo com um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo e divulgado no último domingo (21), analisando os perfis dos pré-candidatos às prefeituras das capitais brasileiras para as eleições deste ano, apenas 20% correspondem a mulheres. Os números mostram que dos 172 nomes que devem concorrer nas capitais dos 26 estados, apenas 37 são mulheres.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Em 2020, apenas 12% dos prefeitos eleitos eram mulheres, enquanto 87,9% eram homens, no primeiro turno. Atualmente, além das campanhas da Justiça Eleitoral por mais diversidade entre os candidatos e maior participação feminina, a legislação também determina que os partidos destinem no mínimo, 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas.

O mesmo também se refere ao tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão, que deve ser o mesmo para as candidatas. Alguns dos nomes de mulheres cotados para o cargo até agora são de Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre, Tabata Amaral (PSB), que vai concorrer à prefeitura de São Paulo e a deputada federal Duda Salabert (PDT) que vai concorrer em Belo Horizonte.

Foto: Fabio Pozzebom – Agência Brasil

Segundo o levantamento da Folha, Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) são duas das nove capitais que só possuem homens concorrendo a prefeitura nas capitais. Por outro lado, Aracaju (SE) é a única capital que a maior parte das pré-candidatas são mulheres, e Campo Grande, que já é comandada por uma prefeita – Adriane Lopes (PP), a primeira a assumi o cargo – enfrentará este ano outras duas candidatas.

Em todo o país, 11 capitais já tiveram mulheres no comando das prefeituras, como mostra o levantamento. As pré-candidaturas analisadas, tem até o dia 15 de agosto para serem formalizadas.

Mas quando se trata de mulheres negras, os números relativos as eleições passadas também mostram a desigualdade política. Segundo o levantamento feito pelo movimento Mulheres Negras Decidem, com dados da Base de Candidaturas TSE, em 2020 das 21 mulheres negras candidatas às prefeituras das capitais brasileiras, nenhuma foi eleita.

Leia também: Após manter mulher 40 anos sob “trabalho escravo”, casal é condenado a prestar serviços comunitários

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top