Câmara aprova requerimento de urgência para projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional

deputada-reginete-bispo-pt-rs-foi-relatora-do-projeto-na-camara-zeca-ribeiro-camara-dos-deputados-.webp

Nesta terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que pede urgência para a votação de um projeto de lei que torna o dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional. Foram 303 votos a favor da medida urgente, e 15 contrários.

A proposta já foi aprovada no Senado em 2021, e com o pedido de urgência, a intenção é que o seja votado o mais rápido possível na Câmara. Se aprovado sem vetos, como o que foi aprovado pelos senadores, o texto segue para sanção presidencial. Se os deputados decidirem alterar o texto, ele volta ao Senado para nova análise.

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) foi autora do pedido de urgência do projeto na Câmara / Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em apenas seis estados, e em torno de mais de mil municípios.

A recém formada Bancada Negra solicitou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que o PL seja votado rapidamente. A autora do pedido de urgência, a deputada Reginete Bispo (PT-RS), ao justificar o pedido, lembrou que a data já faz parte do calendário nacional desde 2011, mas não tem a devida importância, já que na ocasião o Congresso decidiu não tornar o dia feriado.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pode tornar-se um passo importante na direção do conhecimento, do fortalecimento do nosso país, da democracia“, disse a deputada.

De acordo com a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), pelo Brasil ter enfrentado quase quatro séculos de escravidão e uma “abolição inconclusa“, a data é “para anunciar as dores e também anunciar os feitos da população negra“.

Leia também: Dia da Consciência Negra: a importância da temática ser abordada o ano inteiro 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top