Vacinação contra dengue no Brasil começa em fevereiro em 521 municípios, em crianças de 10 a 14 anos

vacina-dengue-0301-800x534_copy.webp

A vacinação contra a dengue no Brasil começará em fevereiro deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação começa em 521 municípios em 37 regiões que são áreas consideradas endêmicas para a doença. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos iniciarão a vacinação, que ocorrerá via Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, “as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”.

Acesse a lista dos 16 estados, além do Distrito Federal que possuem os requisitos, clicando aqui.

Insumo para vacina contra dengue – Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

A faixa etária que vai começar a vacinação foi escolhida por concentrar o maior número de internações por dengue, no país. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, a faixa etária acumulou 16,4 mil crianças e adolescentes hospitalizados. A vacina não foi autorizada para idosos.

Na coletiva de lançamento da campanha, a ministra da Saúde, Nídia Trindade falou sobre o esforço para a produção. Para ela, “a vacina é, de fato, uma novidade auspiciosa, um instrumento de saúde fundamental.  Não obstante, a indústria tem um número limitado de doses para atender um país grande como o nosso. Vamos continuar trabalhando para aumentar essa escala de produção de forma combinada com a empresa”, disse.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Segundo o Ministério, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

Leia mais notícias aqui: Rompimento da barragem em Brumadinho completa 5 anos sem punição: 272 pessoas morreram

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top