Ministério dos Direitos Humanos publica edital de seleção de projeto para programa Pontos de  Apoio da Rua

IMG_19281.jpg

Na última quarta-feira (13), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Secretaria  Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), publicou um edital de chamada pública para que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) apresentem propostas com ações voltadas para o Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR).

O PAR tem como finalidade promover serviços públicos de cuidado e higiene pessoal para a população em situação de rua. O projeto também deve conceder informações básicas sobre saúde, e garantir o auxílio a essas pessoas, fortalecendo os direitos civis garantidos pela Política Nacional para quem se encontra nessa condição.

A implantação desse planejamento prevê assistência nas cidades com mais de 500 mil habitantes. De acordo com o edital 02/2024, podem participar do (MDHC) instituições privadas sem fins lucrativos e cooperativas com sede no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) devem apresentar propostas com ações voltadas para o Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR) /Foto: José Cruz – Agência Brasil

A quantia total do edital corresponde a R$3 milhões e serão selecionadas duas propostas. Aliás, uma para cada município. Vale lembrar que cada OSC poderá apresentar apenas um projeto, se for cadastrado mais de projeto, será valido somente a última proposta. As propostas devem ser encaminhadas por OSC, exclusivamente pela Plataforma TransferGOV, até o dia 14 de abril.

No que diz respeito ao valor para cada projeto selecionado, a quantia é de R$1,5 milhões. Em síntese,  as entidades selecionadas deverão utilizar os recursos conforme o plano de trabalho previsto no edital. Com a remuneração da equipe encarregada, obtenção de   materiais e equipamentos permanentes, aluguel ou readequação dos espaços físicos.

Em relação a interposição de recursos contra o resultado preliminar, poderão ser feitas entre o dia 1º de maio até o dia 08/05/2024. Já o resultado definitivo será publicado até o dia 17 de maio de 2024.

Por outro lado, no que se refere aos pedidos de esclarecimentos e dúvidas na interpretação do documento, poderão ser encaminhados com antecedência mínima de 10 (dias) dias, da data-limite para o envio das propostas. No entanto, somente de forma eletrônica, pelo e-mail ddpr@mdh.gov.br.

Para acompanhar o edital completo, e todo o processo seletivo é só acessar este link da página do MDHChttps://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/populacao-em-situacao-de-rua/publicacoes/editais

Leia também:“Vamos transformar dificuldades em oportunidades”: Preto Zezé e Elaine Caccavo assumem presidência da CUFA RJ

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top