Meghan Markle diz em podcast que foi chamada de “louca” e “histérica”

000_94M69R.webp

Meghan Markle disse no último episódio do seu podcast, Archetypes, que ela já foi chamada de “louca’’ e “histérica”. A duquesa de Sussex esteve ao lado das atrizes Deepika Padukone, Jenny Slate e Constance Wu na episódio intitulado de The Decoding of Crazy – A decodificação da Loucura em tradução livre –. Durante a conversa elas falaram também sobre os estigmas e estereótipos das mulheres serem consideradas em produções de Hollywood como “desequilibradas, mas bonitas”. 

Meghan
Meghan com o príncipe Harry ao fundo. Foto: Jeremy Selwyn/ Pool/AFP

No começo do podcast, Meghan simula uma sala na qual faz perguntas direcionada para mulheres. “Levante a mão se você já foi chamada de louca e histérica, ou que tal doida? Insana fora de sua mente, completamente irracional, ok? Você entendeu o ponto”, disse a duquesa. 

“Agora, se estivéssemos todos na mesma sala e pudéssemos nos ver, acho que seria bem fácil de observar. Quantas de nós estão com as mãos levantadas? Aliás, eu também. E não é de admirar quando você considera o quão prevalentes esses rótulos estão presentes em nossa cultura”, declarou Meghan. 

Após essa explicação lúdica, foram adicionados no episódio exemplos de como as mulheres foram retratadas em discursos e programas de televisão nos Estados Unidos, além disso foram usados dois contextos. Entre eles a fala de um homem conservador estadunidense. “Não acho que os homens possam controlar as mulheres loucas”, disse o filósofo Jordan Peterson.

Em seguida, como outro exemplo é possível escutar a fala do Barney da série How I Met Your Mother, na qual ele diz sobre os estereótipos de ser uma mulher “desequilibrada, mas gostosa”. “Se ela é tão louca, ela tem que ser tão gostosa”, diz o personagem interpretado por Neil Patrick Harris. 

Louca, histérica ou irracional o estereótipo de negra raivosa 

O estereótipo de “angry woman” surgiu nos Estados Unidos, inicialmente direcionado para mulheres negras, de modo que elas fossem vistas como pessoas intimidadoras e ameaçadoras. Assim, Meghan diz que chamar alguém de “louca” ou “histérica” descarta completamente sua experiência e minimiza o que elas estão sentindo.

A duquesa de Sussex cita como o príncipe Harry ajudou ela superar esses estigmas, sobretudo teve que lidar com esse problema na terapia. De forma que ela  afirmou que foi chamada de “louca”, “histérica” e “irracional”, embora não revelou quem direcionou essas falas. 

Leia também: “Não vamos levantar nenhuma questão racial”, diz equipe de Natália sobre constantes paredões 

Neste ano, durante a participação da artista Natália Deodato no Big Brother Brasil 2022, muitos telespectadores chamaram a participante de “raivosa”. Propagação do estigma de que mulheres negras quando estão em posição de defesa são vistas como “nervosas”, também é um traço visto na cultura brasileira.

0 Replies to “Meghan Markle diz em podcast que foi chamada de “louca” e “histérica””

Deixe uma resposta

scroll to top