A tradição de comprar presentes no natal contribui para a movimentação no comércio nesta época do ano, e um estudo mostra o perfil de quem mais recebe presentes nesta data. Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), junto ao instituto de pesquisa Offerwise, 60% iria comprar presentes para os filhos.
Em seguida, 48% das pessoas ouvidas iria comprar presente para a mãe, 44% para o companheiro ou companheira e 28% para o irmão ou irmã. Mas além do costume de presentear o outro, o levantamento também mostrou que a maior parte das pessoas também se presenteia. Cerca de 64% dos entrevistados afirmaram comprar presentes para si no Natal.
A maior parte dos presentes ainda são roupas. Cerca de 60% dos entrevistados afirmam comprar alguma peça de vestimenta, seguido por quem escolhe cosméticos e itens de beleza, que são 37%, e logo depois, sapatos, 36%. Outros itens escolhidos para presentear alguém são brinquedos (33%) e outros acessórios (21%).
Mas há também quem não compre nenhum presente. Desses, 27% afirmam que não vão presentear ninguém por falta de dinheiro, e 17% não gostam ou não tem costume de presentear. Já 15% afirma que este ano não haverá presente, pois o dinheiro será usado para pagar dívidas.
Leia também: População cita os pratos que não podem faltar na ceia de Natal