Lagoa do Abaeté é ameaçada por obra pública

Lagoa-do-abaete-e-ameacada-pelo-governo-da-Bahia-abaete-3.jpg

Moradores de Itapuã lutam para preservar a lagoa que fomentou o sustento de muitas ganhadeiras negras e suas famílias na Bahia

A população luta para que o local, considerado ancestral e sagrado, não seja destruído. Fotos: Divulgação do movimento Abaeté Viva

A construção de uma estação de esgoto, de 240 metros quadrados, às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, causa revolta nos moradores da região. Na última semana, eles protestaram pedindo o fim da obra. Os protestos acontecem desde o mês de maio, os moradores de Itapuã, bairro onde fica a lagoa, tentam impedir a operação. Após dois meses de paralisação, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa responsável, retomou a construção, na primeira semana de agosto.  

A Conder e a Empresa Baiana de Aguas e Saneamento S.A (Embasa), alegam que o sistema sanitário segue as diretrizes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Em nota, as empresas garantiram estarem comprometidas com a preservação da Lagoa.  No início das obras, o Inema, órgão ambiental que administra a área, afirmou que a estação priorizará a segurança. 

“Esta estação elevatória moderna irá funcionar com uma tecnologia alemã, priorizando a questão da segurança e substituindo o já superado sistema de fossas existente, que exige, periodicamente, o esvaziamento por um caminhão limpa fossa”. 

Segundo a Embasa, a estação transportará esgotos dos estabelecimentos locais para o sistema de esgotamento central de Salvador. Os manifestantes pedem que as empresas considerem que a se trata de uma área de proteção ambiental (APA) e implementem um sistema sustentável com tecnologia segura, de baixo custo, sem impacto ambiental. 

Tombada como Patrimônio Cultural da Bahia, a Lagoa do Abaeté tem grande importância histórica, cultural, econômica e religiosa. Durante os séculos XIX e XX, mulheres negras sustentavam suas famílias com o dinheiro ganho lavando roupas nas margens da lagoa. Quando se reuniam, as Ganhadeiras de Itapuã cantavam samba, cantigas de rodas e dançavam. Hoje, um grupo, formado por lavadeiras e suas descendentes, luta para preservar essas tradições. 

Fabíola Campos, integrante do movimento Abaeté Viva, afirma que os moradores continuarão a proteger a Lagoa. “O Abaeté foi abandonado pelas autoridades, mas nunca pela comunidade que lutará por ele até o fim”, disse a moradora.

A obra no abaeté não respeita a preservação ambiental e ancestral

De acordo com o grupo Abaeté Viva, em outubro de 2019, frequentadores do Abaeté perceberam uma movimentação às margens da Lagoa, ao investigarem descobriram que a CONDER pretendia construir uma estação elevatória no local. Após mobilização contra a localidade da obra, foram estudadas medidas que respeitasse a preservação do meio ambiente, com apoio de especialistas em saneamento, para entender a questão.

A população questiona as autoridades pelo descaso com a importância da região, que abrigou o Quilombo do Buraco do Tatu no século XVIII. Foto: Reprodução

Moradores elegeram uma comissão para se reunir com Conder, Embasa e Inema a fim de obter informações sobre o projeto. No início de janeiro, o grupo protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual, alegando uma possível ilegalidade da obra e falta de audiência pública. 

Durante a pandemia, em maio, a Conder iniciou o trabalho, prometendo manter o diálogo com a comunidade e apresentar dois locais alternativos para implantação da estação. Em junho, trabalhadores da companhia cortaram a vegetação local. Moradores, artistas, líderes religiosos e agentes culturais fizeram uma manifestação impedindo a continuidade da obra e ressaltando a importância ambiental, religiosa e sociocultural do lugar considerado sagrado. 

1 Reply to “Lagoa do Abaeté é ameaçada por obra pública”

  1. Edvaldo disse:

    Aproveitando a oportunidade, se você pensa em se profissionalizar no atendimento farmacêutico, promovo um curso EAD completo de atendente de farmácia com certificado no precinho para você! Tire suas dúvidas através desse vídeo no youtube: youtu.be/qLVkGFwK2po, e consulte na descrição do vídeo o link da compra 🙂

Deixe uma resposta

scroll to top
%d blogueiros gostam disto: