Morre John Thompson, o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Ele foi o primeiro treinador negro a vencer o campeonato da NCAA

“Big John’ foi o último treinador universitário a comandar a seleção norte americana antes do “Dream Team” – Foto: Chris Gardner

O ex-treinador John Thompson faleceu nesta segunda-feira (31) aos 78 anos. De acordo com nota da família, publicada pela Universidade de Georgetown (EUA). Lendário, Thompson é detentor de uma carreira com 71% de aproveitamento. A causa do óbito ainda é desconhecida. “Nosso pai foi uma inspiração para muitos e dedicou sua vida não apenas ao desenvolvimento dos jovens mas, o mais importante, também fora da quadra de basquete”, escreveu a família. 

Em 1984, John Thompson tornou-se o primeiro treinador negro da história a vencer o National Collegiate Athletic Association (NCCA). Com uma carreira que estabeleceu os números de 596 vitórias em 835 jogos (71% de aproveitamento), recebeu diversas homenagens, Entre elas, o prestígio de ter o nome registrado no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e National Collegiate Basketball Hall of Fame. 

Em 1988, Thompson foi o técnico da equipe dos Estados Unidos que disputou as Olimpíadas de Seul, a última formada apenas por jogadores universitários.

Após se aposentar dos comandos das quadras de basquete, John Thompson atuava como comentarista esportivo de rádio e televisão. 

APOIO-SITE-PICPAY

Ariel Freitas

Jornalista, escritor, rapper e ativista. Criado nos becos estreitos da Vila Estrutural e pelas esquinas do Morro Santana, ambos localizados na zona norte de Porto Alegre. Aos 16 anos, Ariel Freitas era campeão de freestyle na maior batalha do estado do Rio Grande do Sul, a famosa Batalha do Mercado. Atualmente, Ariel Freitas escreve sobre os impactos do racismo na Capital da desigualdade racial. Uma Porto nem tão Alegre assim.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.