Jargões no corporativo: Confira quais são os termos mais usados no ambiente de trabalho

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Especialista lista dicas de como avançar na carreira

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e não é por acaso, já que existem mais pessoas disputando vagas de emprego e o cenário econômico não está dos melhores. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), mais de 9,4 milhões de pessoas estão desempregadas, um aumento de 0.9 pontos em relação a dezembro de 2022 quando os índices eram de 7,9%.

Um dos principais requisitos do setor corporativo é a boa comunicação, que dependendo da profissão costuma ser o grande entrave para os candidatos. No mundo dos negócios a utilização de jargões, modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão, tornaram-se frequentes.

Segundo uma pesquisa da plataforma LinkedIn em parceria com o Duolingo, o Brasil é o 4º país do mundo que mais utiliza expressões em inglês. Os dados ainda mostram que 48% dos profissionais brasileiros usam termos inglês no ambiente de trabalho e 36% dos entrevistados já se sentiram diminuídos por optarem usar palavras em português.

O cofundador e vice-presidente de estratégias da Ebony English, Rodrigo Faustino, ressalta que os jargões podem criar oportunidades desiguais para os colaboradores. “Os profissionais mais experientes se destacam nessas horas, ao contrário daqueles que estão iniciando a carreira. Não conhecer as palavras no ambiente de trabalho pode tornar a comunicação mais complicada, além de não ter uma integração mais assertiva entre funcionários experientes e novatos”, afirma.

Para ajudar os profissionais que estão iniciando a carreira e querem se destacar, o executivo apresenta alguns dos termos mais usados.

1 – Briefing

Briefing é um documento no qual contém informações ou dados de uma empresa para realizar um trabalho. Trata-se basicamente de um resumo que servirá como guia para as etapas de um projeto.

2- Insights

Insights é uma maneira nova de pensar sobre determinado assunto. A palavra é utilizada quando se tem uma ideia ou clareza de algo. Quando tiver uma visão diferente, diga que teve um insights sobre a pauta.

3- Bullet Points

Os bullet points são os pontos principais de um texto, artigo, ata ou qualquer outro documento, nele concentra-se as informações que você deseja destacar.

4 – Networking

Quem nunca ouviu o chefe falar que vai em determinado evento fazer networking? Pois bem, o networking trata-se de uma ação para promover sua rede de contatos, buscar parceiros estratégicos e troca de informações mútuas.

5 – Feedback

O feedback é o terror dos colaboradores, mas não se assuste quando ouvir. O termo nada mais é do que um estímulo para e avaliá-lo no ambiente de trabalho, isso diz respeito às avaliações de desempenho realizadas com a equipe, tanto a respeito do que se espera de colaboradores, quanto às suas expectativas relacionadas à organização.

Sobre Ebony English

Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.

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