Ivone Caetano é empossada no Instituto dos Advogados Brasileiros

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Desembargadora Ivone Ferreira Caetano

A emoção deu o tom na posse da desembargadora Ivone Ferreira Caetano, de 76 anos, como membra efetiva do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em solenidade realizada na sede da organização no Centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. 

“Eu sou uma pessoa calma, tranquila mas hoje o negócio ficou sério, não estou calma nem tranquila. Quero agradecer a todos que colaboraram e interferiram nessa indicação. Estou muito feliz e emocionada em ver minha família nesse momento, além dos amigos.” disse Ivone.

Ivone Ferreira Caetano foi a primeira mulher negra a tornar-se juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e tem mais de 20 anos de trabalhos dedicados a magistratura fluminense. Além disso, foi a primeira desembargadora negra do Estado.

Filha de uma lavadeira que criou sozinha os 11 filhos, Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência e contra o preconceito. Ela estudou em colégio público, em algumas escolas particulares e aos 18 anos trabalhou como digitadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ajudar a família, chegou a acumular três empregos ao mesmo tempo. A oportunidade de cursar a faculdade de Direito chegou aos 25 anos, depois do casamento. Só com a ajuda do marido pôde parar de trabalhar e se dedicar aos estudos.  

Após a longa trajetória na magistratura, neste ano Ivone passa a ser figura efetiva da instituição jurídica mais antiga das Américas. Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, além da defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Nomes reconhecidos do mundo jurídico marcaram presença no evento, como o desembargador Dr. André Fontes, Dra. Rita Cortez e Dr. Luciano Bandeira, presidente da OAB/RJ. A advogada Angela Borges, com mais de 20 anos de atuação em direito da infância e juventude, ressaltou a importância da nomeação da Dra. Ivone Caetano no novo posto.

” Dra. Ivone atinge a toda a sociedade, o poder judiciário, as crianças, meninas e mulheres pretas porque ela se tornou um ícone para todas nós. A figura dela inspira a vencer qualquer dificuldade apresentada, pois se com todas as dificuldades ela chegou e é desembargadora, para nós nada mais é impossível, destaca Angela Borges.

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.