Inscrições para o SISU 2021 estão abertas; prazo é curto, confira

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Foram abertas, na madrugada desta terça-feira (6), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que em 2021 oferta mais de 210 mil vagas em universidades públicas. Para se inscrever e concorrer a uma vaga é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2020, e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. O prazo de inscrição para o SISU 2021 é curto; vai até a próxima sexta-feira (9), e o resultado será divulgado na próxima terça-feira (13).

O programa do Governo Federal conta também com cotas para alunos de escolas públicas, pessoas de baixa renda e para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Os participantes que desejarem concorrer a essas vagas devem ficar atentos no momento da inscrição, no campo “modalidade de concorrência”, e optarem pelas cotas. Desde 2012 a Lei federal n° 12.711/12 assegura que pelo menos 37,5% das vagas nas instituições federais sejam reservadas para estudantes cotistas.

Criado em 2010 pelo Ministério da Educação, o SISU atua como um sistema em que instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para candidatos que realizaram a prova do Enem no ano anterior. Neste sistema, a classificação para as vagas acontece de acordo com a nota do candidato no Exame Nacional.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.