Spotify lança primeira série para impulsionar vozes e artistas pretos

unnamed.png

O Spotify anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento da primeira série de Spotify Singles para o programa AMPLIFIKA, uma iniciativa brasileira que destaca e celebra a cultura negra brasileira, criadores da comunidade e suas produções. Nesta edição, DuquesaSued NunesMc Kadu e Grupo Benzadeus apresentam canções originais gravadas exclusivamente para o projeto. 

As novas faixas chegam na plataforma entre agosto e novembro e serão acompanhadas por Playlist Stories, vídeos curtos em que os artistas contam detalhes sobre suas criações.

Artistas negros inspiraram música por gerações em todos os gêneros, desde hip-hop, R&B, soul, pop, rock, country, jazz e muito mais. Destacar as contribuições musicais e culturais dos criadores negros por meio de novos conteúdos é uma das formas de incentivar os ouvintes a aprender e celebrar essa cultura. Somos o principal parceiro para esses artistas e seu público e ficamos entusiasmados em ter iniciativas permanentes, como o AMPLIFIKA, que impulsionam o crescimento desses artistas“, afirma Luciana Paulino, gerente de parcerias com artistas e gravadoras no Spotify no Brasil.

Crédito: Divulgação/Spotify

O single da Duquesa será lançada nesta sexta-feira (25), depois da Sued Nunes no dia 22 de setembro, Mc Kadu em 27 de outubro e Grupo Benzadeus no dia 17 de novembro.

O programa AMPLIFIKA foi lançado em outubro de 2021 no Brasil. Uma iniciativa 100% brasileira que, inicialmente, se apresentou com o hub homônimo no Spotify ganhou atividades complementares que visam o crescimento do artista e a equidade de gênero na indústria da música. Em 2022, o programa estreou o DIA AMPLIFIKA, um evento educativo idealizado para informar, estimular e engajar criadores afro-brasileiros. Depois da primeira edição em São Paulo no ano passado, DIA AMPLIFIKA viaja para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador neste segundo semestre. O lançamento da série de Spotify Singles completa as ativações neste ano, que também contemplou um evento em parceria com o Afroreggae no Rio de Janeiro em fevereiro.

Nos últimos anos, o Spotify criou iniciativas para identificar, apoiar, nutrir, amplificar e celebrar as muitas vozes de criadores que merecem ser ouvidos. AMPLIFIKA faz parte dos programas que têm apoio do Creator Equity Fund, um investimento plurianual que potencializa o compromisso de longa data do Spotify em mostrar e exaltar artistas e criadores que historicamente têm sido sub-representados na indústria de áudio, financiando iniciativas existentes e estabelece novas iniciativas que apoiam vozes de artistas e criadores sub-representados.

Leia também: Podcast ‘Voz Afro’ recebe a jornalista Thais Bernardes falando sobre comunicação antirracista

Deixe uma resposta

scroll to top