Senac RJ leva capacitação profissional para jovens Integrantes do Programa Individual de Semiliberdade do Degase-RJ e seus familiares

FOTO-APROVADA-scaled.jpg

Comprometido com a inclusão social, o Senac RJ firmou uma parceria inédita com o Degase-RJ (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro) para capacitar, de forma socioprofissional, jovens integrantes do Programa Individual de Semiliberdade no Estado, a partir deste mês. Os cursos gratuitos, inicialmente de Informática fundamental e de habilidades socioemocionais, serão oferecidos nos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) e nas Unidades do Senac RJ.

A iniciativa, que também se estenderá às famílias desses jovens, integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e incluirá auxílio-transporte aos participantes, assim como material didático. Depois de passar pelos cursos introdutórios, todos os participantes vão poder ingressar nos diferentes cursos regulares do Senac RJ, nas áreas de Tecnologia, Inovação, Beleza, Gastronomia, Turismo, Design, entre outros. Essa capacitação profissional auxiliará na inserção dos jovens e de seus familiares no mercado de trabalho.

Victor Hugo Poubel, Diretor-Geral do Degase-RJ (à esquerda); Analine Castro, Primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro; e Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente do Sistema Fecomércio RJ, na assinatura da parceria inédita entre Senac RJ e Degase-RJ /Foto: Hélio Mello

De acordo com o Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a iniciativa transforma a realidade desses jovens na prática: “O Senac RJ tem o compromisso com a transformação social e nada transforma mais a sociedade que a educação. Temos orgulho de fazer parte desse projeto que visa à inclusão desses jovens no mercado profissional”.

Para o Diretor Regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, a transformação social proposta para impactar o futuro dos jovens egressos do Degase-RJ transforma também toda a sua estrutura familiar e é um dos destaques da iniciativa.

“O diferencial da parceria é oferecer uma escolha profissional a esses jovens. Inicialmente, eles terão acesso a cursos de habilidades socioemocionais e de informática fundamental, que são o ponto de partida para inserção no mercado de trabalho. Em seguida, tanto eles quanto os seus familiares poderão optar entre diversos cursos regulares do Senac RJ para uma capacitação profissional”, explica o Diretor Regional do Senac RJ.

Os cursos serão oferecidos nos CRIAAD de Bonsucesso, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Bangu, Santa Cruz, Nilópolis, Ilha do Governador, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo, Macaé e Campos dos Goytacazes. Os alunos terão à sua disposição modernos laboratórios
de tecnologia.

Nas Unidades Senac RJ, onde os cursos também serão oferecidos, a equipe da instituição utilizará a metodologia “aprender fazendo”, nas aulas de Informática fundamental, além das aulas de habilidades sociomocionais e orientações para a realização de projetos pessoais.

Como parte desse compromisso com a capacitação, os alunos, no fim do curso, receberão um certificado de conclusão e terão a possibilidade de integrar o Banco de Oportunidades, que vai conectar os alunos recém-formados pela iniciativa, com empresas fluminenses.

Para o Diretor-Geral do Degase-RJ, Victor Hugo Poubel, a parceria entre as duas instituições propõe levar um leque de oportunidades e perspectivas para os alunos beneficiados:

“O caminho do sucesso só pode ser trilhado com muita dedicação e estudo, por isso é uma busca constante mostrar esta realidade para os jovens que não possuem perspectiva de mudança. Nosso propósito é oferecer alternativas para que o futuro deles seja diferente do que estão acostumados”. A Gerente Executiva de Gestão Comercial do Senac RJ, Bianca Guanabara, contou mais detalhes sobre a parceria:

“O projeto com o Degase-RJ impactará os jovens que cumprem medidas socioeducativas em semiliberdade, seus familiares e egressos, por pelo menos 30 meses, podendo ser prorrogado. A iniciativa surgiu em decorrência da necessidade de formação profissional para esses jovens, para construção de novas perspectivas de uma sociedade mais justa, igualitária e pronta para enfrentar os desafios e oportunidades do amanhã. Essa é a nossa expectativa com essa parceria inédita.”

O processo de encaminhamento dos jovens aptos a participar da iniciativa é de responsabilidade do
Degase-RJ.

Leia também: Notícia Preta firma parceria com Senac RJ para formação de jovens adultos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top