Inscrição para Enem 2023 começa no dia 05 de junho

enem-2022_mcamgo_abr_131120221818-11-1.jpg

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Na próxima segunda-feira (05) abrem as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que vão até o dia 16 de junho. Os participantes terão de pagar uma taxa de R$ 85, até o dia 21 de junho, para fazer as provas que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. E para se inscrever é bem tranquilo.

Basta fazer o cadastro na Página do Participante. A partir do edital disponibilizado no início do último mês, é possível saber as obrigações do participante, as situações em que o candidato pode ser eliminado, e também os documentos que precisam ser apresentados, além de outras datas referentes por exemplo, às solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

Candidatos deverão fazer a inscrição para o Enem 2023 até dia 16 deste mês. /Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

No momento da inscrição, o participante deverá sinalizar se vai necessitar desse tipo de atendimento, que inclui pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica, como indica o edital.

O Enem, que é a principal forma de acesso à educação superior, tanto pública quanto privada, contou com apenas 3,40 milhões de estudantes inscritos na prova de 2022. Já em 2021, o número foi ainda menor. Cerca de 3,1 milhão de alunos se inscreveram. Em 2019, último ano antes da pandemia, foram 5.095.308 inscritos.

Leia também: Região Nordeste tem maior número de notas mil na redação do Enem

Quanto aos gabaritos das provas objetivas, eles serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep, e os resultados individuais devem sair no dia 16 de janeiro do próximo ano, no mesmo site.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top