III Mostra de Cinema Negro do Espirito Santo começa neste domingo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Em formato online e gratuito, a III Mostra de Cinema Negro do Espírito Santo (Mocines) começa neste domingo (23), e será transmitido pela plataforma TodesPlay até o dia 6 de fevereiro. O evento se consolida como um importante evento sobre a representação e representatividade das negritudes no cinema capixaba e brasileiro.

Filme Aquenda – o amor às vezes é isso é uma das obras que será exibida na Mocines – Foto: Gi Vatroi e Aida Polimeni

Serão duas semanas em que o público e cinéfilos poderão acessar filmes de todas as regiões do Brasil e também algumas produções internacionais de Portugal e da Alemanha. Além de participar de oficinas, cursos e debates, além de outras atividades pelo YouTube.

A III Mocines – Dogma Feijoada vai exibir mais de 40 filmes filmes divididos por três sessões temáticas: Sessão Erê, com filmes para o público infanto-juvenil; Sessão Moqueca, com obras de realizadoras e realizadores negros capixabas; e a Sessão Nacional, que tem como objetivo apresentar um panorama do cinema negro contemporâneo brasileiro; e, por fim, uma sessão especial que dá título a Mostra: Sessão Dogma Feijoada, com filmes do cineasta Jeferson De e de outros cineastas negros e negras do início do século que configurava um novo ciclo do Cinema Negro brasileiro.

Leia também: BBB 22: Linn da Quebrada entra no reality com camisa da obra Anastácia Livre

“O nosso objetivo é oferecer uma programação com o melhor das produções audiovisuais negras nacionais, sobretudo estimulando as produções capixabas, além de debates, oficinas e Masterclass. Isso conecta com outro objetivo caro para nós, que é a formação de profissionais negros e negras que possam atuar no mercado audiovisual profissionalmente, bem como, fomentar a formação de público ao apresentar outro universo de narrativas”, explica Adriano Monteiro, idealizador e produtor geral da III Mocines.

Cursos gratuitos online

A abertura da III Mocines, no dia 23 de janeiro, vai contar com uma MasterClass virtual e gratuita do cineasta Jeferson De, sobre Direção Cinematográfica. Para participar é necessário fazer uma inscrição prévia no site ou pelo Instagram da Mostra.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.