“É reconhecer que existe beleza na gente”, diz Taís Araújo sobre seu cabelo natural

thais_araujo

“É reconhecer que existe beleza na gente”, foi assim que a atriz Taís Araújo resumiu a relação dela com o cabelo, destacando que cabelo não é só cabelo, principalmente para as pessoas negras. Para Taís, essa ligação foi amplamente afetada pelo racismo sendo importante analisar o passado para mudar o futuro.

“Entender que a história foi toda mudada para que durante muito tempo eu não gostasse do meu cabelo, da minha cara, não conseguisse reconhecer beleza no povo preto…a gente precisa olhar para a nossa história com senso crítico apurado e maturidade e ver que tudo isso foi planejado”, desabafou a atriz em entrevista ao Notícia Preta após o evento de lançamento de produtos de beleza da L’Oréal Paris no Brasil na última semana.

“aprender a cuidar de si é fundamental”, destacou a atriz / Foto: Divulgação/ Ju Coutinho

A atriz ainda observou que olhar para esse processo com outros olhos leva tempo. Para Taís Araújo, que ao longo da sua vida e carreira esteve com diferentes tipos de cabelo e passando pela transição capilar por pelo menos três vezes, esse processo demorou a se consolidar. Hoje a atriz é vista como referência quando o assunto é cabelo crespo e cacheado, e ela explica porque acredita que isso acontece. 

“Eu vivi todas essas mudanças, meu corpo viveu. De entender que lugar eu ocupo na sociedade, porque eu tenho esse cabelo, como eu faço pra cuidar…essa tem sido a minha vivência e talvez tenha significado porque vocês acompanharam. Talvez eu seja um símbolo concreto, pois foram públicas, e ficaram documentadas”, conta. 

Empoderamento e liberdade por meio dos fios naturais

Para o Notícia Preta, Taís Araújo afirma que mudou demais ao passar por toda a mudança de conexão com seu cabelo até decidir assumir seu cabelo natural, e explorar as possibilidades que ele engloba.

“Meu cabelo mudou toda a minha vida, quase como um reencontro com uma coisa que eu nem sabia que existia. Porque é reencontro com essa questão ancestral, de reconhecer que há beleza na gente, na nossa história, no nosso povo…e o cabelo é muito fundamental para isso”.

Mas para viabilizar esse reencontro um longo caminho precisou ser percorrido. Nos últimos anos, com o movimento em prol da liberdade capilar, da valorização de cabelos crespos e cacheados e dos debates sobre racismo estrutural, pessoas negras também mudaram seus hábitos capilares, e seus cuidados com os fios. 

Um Dossiê divulgado pelo programa Google BrandLab de São Paulo em 2017, mostra essa transformação. Na época, o programa constatou que a busca por cabelos afros no Brasil cresceu mais de 300%, e a busca por cabelos cacheados aumentou 232%, superando pela primeira vez a busca por cabelos lisos. 

Desde então as demandas mudaram, e os cuidados com cabelos crespos e cacheados também. Segundo Taís, houve um progresso tão grande nos tratamentos disponíveis, que a liberdade é a grande questão. “Evoluiu tanto, está tão livre, a ponto de poder alisar de novo, se eu quiser! Mas ir de encontro ao que eu sou originalmente me fortaleceu demais. Hoje temos uma infinidade de produtos que estão a nosso serviço”. 

Ainda sobre liberdade, Taís Araújo fala mais sobre a importância de ter autonomia com relação aos cuidados de beleza.“A gente aprendeu a fazer em casa! É muito difícil eu ir a um salão de beleza, eu sei fazer em casa. Eu vou se eu quiser, mas ficar dependente disso, não. E isso tem um símbolo gigantesco, pois por muito tempo nós fomos dependentes da química, do salão…então aprender a cuidar de si é fundamental”, explica Taís, que relembra dos cuidados que fazia quando criança. 

Leia também: “Eu já pedi para acordar com cabelo liso e olho verde”, revela a cantora Ruby sobre infância em BH

“A minha mãe passava muita babosa no meu cabelo quando eu era mais nova. Ela abria a babosa, e passava no meu couro cabeludo”, conta, com saudosismo. Ao final, Taís Araújo admite com felicidade já ver uma mudança grande na forma como seus próprios filhos lidam com seus cabelos, relembrando de um episódio engraçado com sua filha mais nova. “Um dia minha mãe foi secar o cabelo dela passando a escova, e o cabelo ficou sem os cachos. Ela gritou ‘você alisou o meu cabelo, eu vou contar para minha mãe!’. Ela ficou desesperada, tadinha”, conta a atriz, aos risos. 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

0 Replies to ““É reconhecer que existe beleza na gente”, diz Taís Araújo sobre seu cabelo natural”

Deixe uma resposta

scroll to top