“Eu prezo a comida de afeto”, diz empreendedora que viu seu negócio crescer com o programa ‘Ifood Acredita’

ifood

Programa Ifood Acredita - Foto: Guilherme Muniz

Após trabalhar com eventos por 19 anos a baiana Deliene Mota decidiu dar uma virada em sua vida. Foi após a perda dos pais que ela abriu, em 2019, o restaurante ‘Encantos da Maré’, em Salvador. Deliene é uma dos 15,2 milhões empreendedores negros que existem no Brasil, segundo levantamento feito pelo Sebrae com base em dados da PNAD do terceiro trimestre de 2023.

Muitos desses empreendedores abrem seus negócios por necessidade, muitas vezes para driblar o desemprego e garantir renda. Entendendo isso, o Ifood lançou o programa ‘Ifood Acredita‘, que visa incentivar o crescimento de empreendedores negros que possuem um restaurante em seu aplicativo. Deliane é uma dessas empreendedoras que viu sua vida mudar graças ao programa.

O Ifood Acredita veio para poder aperfeiçoar meu negócio porque a demanda do era grande, mas eu não tinha conhecimento. E aí veio o projeto, eu abracei a ideia e assim começou. Essa transformação dentro do Encanto da Maré veio para aperfeiçoar o negócio. Eu tenho uma cozinha independente para poder atender o delivery. Essa valorização dos empreendedores negros, do afro empreendedorismo, da cozinha, da culinária afetiva. Isso é o que eu mais prezo, a comida de afeto, de amor, da gente trabalhar o nosso interior“, conta Deliene Mota.

Deliene Mota é proprietária do restaurante ‘Encantos da Maré’, em Salvador – Foto: Guilherme Muniz

O que levou a baiana a empreender foi a vontade de mudança. Após a perda dos pais Deliene começou aulas de Zumba e foi graças ao apoio de sua professora, que a ofereceu um espaço, que a cozinheira pediu demissão de seu trabalho e abriu seu restaurante. Durante a pandemia Deliene se viu em uma situação delicada, mas não desistiu de seu sonho.

Eu disse a ela (professora) que queria um espacinho para eu vender comida. Quando eu subi para visitar o local eu vi a vista e comecei a chorar a chorar. Foi ali que tudo começou no dia 9 de fevereiro de 2019, eu abri as portas no Encantos da Maré, mas veio a pandemia. Eu não tinha escolha, tinha perdido meus pais, meu casamento acabou. Comecei a fazer quentinha, combo de comida baiana e assim começaram as entregas“, conta Deliene.

Ifood Acredita na Expo Favela 2023

Durante os três dias de Expo Favela Innovation, o Ifood, um dos patrocinadores do evento, expos em seu stand o programa Ifood Acredita. O projeto que começou em Salvador, teve como primeiros participantes os chefes Roseval do Carmo e Deliane Mota, presentes no stand em São Paulo.

Angel Vasconcelos, Diretora de Equidade do Ifood conta que o programa foi pensado por pessoas negras, para pessoas negras: “Nós reconhecemsos que o empreendedor preto e pardo muitas vezes não decide empreender. Se vendo desempregado ele se arrisca a empreender. O programa é feito por e para pessoas negras que sonham com a possibilidade de empoderar os empreendedores de favela há muitos anos e agora se uniram para fazer essa história acontecer“, explica.

Angel Vasconcelos, diretora de equidade do Ifood

Para Dani Sá, da área de impacto social do Ifood, a presença no evento é uma forma de incentivar, ainda mais, a potência das favelas. “Quando essas duas forças se juntam, o asfalto e a favela, a potência é gigante. Nós estamos juntos aqui na Expo Favela desde a primeira edição e tem crescido cada vez mais” contou.

Os chefes Do Carmo e Deiliane, comandam os restaurantes Du Carmu Feijoada Vip e Encabtos da Maré, seviram pratos como feijoada e baião de dez e moqueca, no Stand do Ifood. Proporcionando uma experiência de experimentação dos sabores baianos para os visitantes.

LEIA TAMBÉM: Mulheres negras são as que sentem maior impacto de desigualdade no mercado de trabalho e no empreendedorismo

Polianne Lima

Polianne Lima

Polianne Lima é estudante e estagiária de jornalismo na TV Cultura de SP. Nasceu e cresceu no fundão da zona leste e, apesar dos 25 anos, ainda não sabe andar de bicicleta.

Deixe uma resposta

scroll to top