Conheça a história de Nego Bispo, referência da luta quilombola que partiu neste domingo

Nego Bispo

o pensador Nego Bispo, autor e ativista quilombola Nego Bispo morreu neste domingo (3)

Morreu neste domingo (03), aos 63 anos, o líder quilombola, ativista, lavrador, pensador, professor e escritor piauiense Nego Bispo. A causa da morte não foi oficialmente divulgada, mas ele vinha enfrentando problemas de saúde causados por diabetes.

Nascido em 1959, no Vale do Rio Berlengas, Piauí, batizado de Antonio Bispo dos Santos, o ativista formou-se pelos ensinamentos de mestras e mestres de ofício do quilombo Saco-Curtume, município de São João do Piauí.

O filósofo foi autor de artigos, poemas e dos livros “Quilombos, modos e significados”, publicado em 2007, “Colonização, Quilombos: modos e significados”, lançado em 2015 e “A Terra dá a terra quer”, publicado em 2023.

O líder quilombola também é conhecido por ter desenvolvido proposições que buscam compreender os saberes tradicionais dos povos “afro-pindorâmicos”, uma expressão que ele utiliza para se referir aos descendentes africanos e indígenas/pindorâmicos, em substituição às designações empregadas pelo colonizador.

Nego Bispo
o pensador Nego Bispo, autor e ativista quilombola Nego Bispo morreu neste domingo (3)

Ativista social Mestre Nêgo Bispo vai ministrar aula aberta online

Ativista indígena brasileira ganha “Prêmio Nobel” do ambientalismo

Bispo discutiu o conceito de “contra-colonização”, que trata da relação entre regimes sociopolíticos e cosmológicos. Ele compreende a colonização como um processo etnocêntrico que busca substituir uma cultura pela outra, por meio de práticas de invasão, expropriação e etnocídio.

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) definiu Nego Bispo como “uma voz singular e significativa no âmbito da literatura e do pensamento quilombola”. 

“Sua contribuição inestimável para a compreensão e preservação da cultura e identidade quilombola será lembrada e reverenciada por gerações”, ressaltou a organização.




Deixe uma resposta

scroll to top