Humorista faz blackface em ‘A fazenda 12’ para ironizar queixa de participante que namorou vocalista do Raça Negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na tentativa infeliz de fazer uma sátira com um dos temas mais falados da semana no programa ‘A Fazenda 12’, o relacionamento da modelo Luiza Ambiel com o cantor Luiz Carlos, o humorista Márvio Lúcio, o Carioca, fez na verdade um ‘Blackface’.

A prática é bem conhecida há 200 anos e resume-se em pintar a pele de cor diferente, (geralmente mais escuro) e ridicularizar pessoas negras, gerando assim ‘entretenimento’ para a branquitude. O ato racista reforça estereótipos negativos sobre os negros em tom de ‘brincadeira’.

Na noite de eliminação do programa, nesta quinta-feira (15), Carioca pintou o rosto, colocou uma peruca de cabelo crespo, um nariz falso e lançou a paródia da música ‘É tarde demais’, do Raça Negra:

Hoje é você que é fazendeira amor. Treta com os homi e com as mulhé. Agora você sabe que eu sofri no amor. Se tem doce de leite na colher. Por tudo cê chora. Cê não tem noção. É uma punição. É mala demais”

cantava na paródia

Os internautas não deixaram passar o ato racista e rapidamente no Twitter, as palavras “Balckface” e “Carioca” ficaram entre os assuntos mais comentados. “Como faz para eliminar o Carioca depois desse blackface em pleno século 21?”, perguntou um internauta.

Um outro internauta lembrou que esta não é a primera vez que Carioca faz Blackface

Procurada, a assessoria da Record ainda não se pronunciou sobre o caso.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.