

Na tentativa infeliz de fazer uma sátira com um dos temas mais falados da semana no programa ‘A Fazenda 12’, o relacionamento da modelo Luiza Ambiel com o cantor Luiz Carlos, o humorista Márvio Lúcio, o Carioca, fez na verdade um ‘Blackface’.
A prática é bem conhecida há 200 anos e resume-se em pintar a pele de cor diferente, (geralmente mais escuro) e ridicularizar pessoas negras, gerando assim ‘entretenimento’ para a branquitude. O ato racista reforça estereótipos negativos sobre os negros em tom de ‘brincadeira’.
Na noite de eliminação do programa, nesta quinta-feira (15), Carioca pintou o rosto, colocou uma peruca de cabelo crespo, um nariz falso e lançou a paródia da música ‘É tarde demais’, do Raça Negra:
Hoje é você que é fazendeira amor. Treta com os homi e com as mulhé. Agora você sabe que eu sofri no amor. Se tem doce de leite na colher. Por tudo cê chora. Cê não tem noção. É uma punição. É mala demais”
cantava na paródia
Os internautas não deixaram passar o ato racista e rapidamente no Twitter, as palavras “Balckface” e “Carioca” ficaram entre os assuntos mais comentados. “Como faz para eliminar o Carioca depois desse blackface em pleno século 21?”, perguntou um internauta.
Um outro internauta lembrou que esta não é a primera vez que Carioca faz Blackface
Procurada, a assessoria da Record ainda não se pronunciou sobre o caso.

1 Comment
Prefeitura de Búzios contrata professor para live que faz 'black face' e tem falas racistas - Notícia Preta
(25/04/2021 - 07:00)[…] O tema da live, que era a volta às aulas, não foi tratado em momento algum por Sant’Anna que também não comentou sobre a pandemia. O professor, entretanto, aproveitou o evento online para exaltar o prefeito de Búzios, Alexandre Martins e culpar os servidores pela “reclamação”, a “falta de motivação pessoal”, a “preguiça”. […]