Há 20 anos, primeira mulher negra levava Oscar de Melhor Atriz

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Via Agência Brasil

Completando 20 anos nesta semana, a atriz norte-americana Halle Berry, de 35 anos, foi a a primeira mulher negra a receber o Oscar de Melhor Atriz, em 24 de março de 2002. Na ocasião, o discurso dela foi o seguinte: “Este momento é muito maior do que eu. Este momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll. É para as mulheres que estão ao meu lado, Jada Pinkett, Angela Bassett, Vivica Fox. E é para cada mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta esta noite foi aberta.” 

Halle Berry. Foto: Reprodução Redes Sociais

Halle Berry foi premiada pela atuação no longa Monster’s Ball, em português A Última Ceia. A atriz interpretou Leticia Musgrove, uma mulher negra que encara a criação do filho sozinha depois que o marido é condenado à morte e ainda tem que lidar com dificuldades financeiras e racismo.

Leia também: Francis Kéré é o vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022 

Em 2002, na mesma premiação em Hollywood, o ator Denzel Washington levou o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho no filme Dia de Treinamento. Foi também a primeira vez que dois atores negros receberam estatuetas de destaque na atuação em uma mesma edição do Oscar.

Antes de Halle Berry, atrizes negras já tinham recebido prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante. Em 1940, Hattie McDaniel fez história ao se tornar a primeira afro-americana a ganhar um Oscar por sua atuação no filme E o vento levou. Em 1991, Whoopi Goldberg também foi premiada por seu trabalho em Ghost.

Duas décadas depois da vitória de Halle Berry, nenhuma outra mulher negra voltou a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. Alguns grandes nomes até foram indicados na mesma categoria mas não levaram a estatueta para casa.

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.