Grupo Carrefour começa a expor produtos de afroempreendedores em suas lojas

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O grupo Carrefour Brasil está com uma exposição de afroempreendedores em suas lojas físicas dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, além de expor também em seu marketplace. Segundo a direção do grupo, o intuito é potencializar e fomentar a prosperidade de pequenos negócios de afroempreendedores.

Foto: Nappy.co

As Marcas selecionadas passaram por um trabalho intenso de mentoria e governança, a fim de terem todo o suporte técnico para comercializar seus produtos e serviços em grandes varejos. Para que pudessem atuar como fornecedores da rede varejista, os donos das marcas passaram por 90 dias de mentorias oferecidas por profissionais do Grupo Carrefour em parceria com a Afrobusiness.

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Nesta primeira etapa estão incluídas a Makeda Cosméticos, especializada em produtos para cabelos crespos, cacheados e ondulados; Afra Design, responsável por produzir e comercializar a linha de papelaria étnico Inclusiva, como cadernos, agendas, planners, blocos de notas; DaMinha Cor, loja de toucas para natação para cabelos volumosos, entre outros produtos;  Madiba Pet, fabricante de acessórios para animais; e Made Tábuas, fabricante de tábuas de madeiras para churrasco e cozinha.

“Queremos a inclusão de pequenos afroempreendedores na carteira de fornecedores do Carrefour, seja para a inserção de produtos em nossas lojas ou na prestação de serviço. Para isso, demos todo o suporte técnico na área jurídica, além de consultorias para emissão de certificados e documentos, estudo para facilitações financeiras e direcionamento quanto a embalagem e rotulagem, e definição da estratégia da marca”, explica Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour.

Produtos da Afra Design já estão em exposição nas lojas Carrefour – Foto: Divulgação

Para os empreendedores contemplados pela ação, a iniciativa teve um importante papel na estruturação e profissionalização de seus negócios, visando o acesso a grandes redes varejistas, com destaque para o cuidado em olhar para as especificidades de cada empreendimento ao longo do processo. “Penso que, como mulher preta, aprendi muito durante os 90 dias de mentoria. Sempre soube que não era fácil estar presente nas grandes redes, mas essa era uma de minhas metas que, graças ao Carrefour, consegui conquistar. Seguimos esperando mais ações afirmativas, como esta, dentro das grandes empresas”, avalia Ana Cláudia Silva, CEO e founder da Afra Design.

“Esse tipo de ação é importante para que exista, de fato, a inclusão, o incentivo e a abertura de oportunidades para os afroempreendedores”, comenta Eugenio Sabino, sócio da Made Tábuas.

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