Goiás tem aumento em mais de 100% em registros de casos de injúria racial e racismo, segundo Anuário de Segurança Pública

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Goiás está entre os estados com maior crescimento no aumento de registros de casos de injúria racial e racismo, entre 2018 a 2019. Nos dados apresentados, os números de registros de ambos os crimes dobram em relação de um ano para outro. 

Dentro do período de um ano, os registros de casos de injúrias raciais cresceram em 104% no Estado de Goiás, passando de 267 para 553. Ocupando o 12º lugar no ranking, com o racismo o quadro não é muito diferente. Durante o mesmo período, em Goiás, os registros de casos de racismo passaram de 10 para 25, o que contabiliza mais de 146% nos dados. 

O mesmo órgão aponta também a posição de outros estados. Com números maiores temos São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio de Janeiro em crescimento no registro de casos de injúria racial. Em casos de racismo, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso ocupam o topo da categoria. 

Segundo dados do IBGE, entre 2012 e 2018, o número de autodeclarados pretos e pardos cresceu em quase 12 milhões de pessoas, no Brasil.

APOIO-SITE-PICPAY

Gabriella Reis

Jornalista, escritora e web-redatora. "Se ninguém te escuta, escreva!"

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.